Qual o remédio que substitui a cimetidina?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Cimex-Retard, Duomed, Etidine, Gastrodine, Prometidine, Stomakon, Tagamet, Ulcedine, Ulcenon, Ulcimet, Ulcitrat.

Cimetidina 200mg 20 Comprimidos (teuto) Genérico Tagamet.

Cimetidina Multilab 200mg, caixa com 40 comprimidos revestidos.

Em cumprimento à mesma resolução, comunicamos que a fabricação do medicamento LAFEPE CIMETIDINA® foi descontinuada definitivamente pelo Lafepe devido à sua exclusão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

Nós concluímos que o omeprazol é superior a cimetidina para o alívio de todos os graus de azia na DRGE, ou não o paciente tem inequívoca esofagite endoscópica.

Na profilaxia da Síndrome de Mendelson a cimetidina e a ranitidina são os antagonistas H2 mais utilizados. Atualmente a ranitidina parece ser uma melhor opção quando comparada à cimetidina, em virtude de sua maior potência, maior duração de ação, meno- res efeitos adversos e menor interação medica- mentosa.

os antagonistas dos receptores da histamina são medicamentos de segunda linha no tratamento das gastrites. Isso porque sua atuação é menos pontual e eficaz do que os inibidores da bomba de prótons. Entre eles estão cimetidina, ranitidina e famotidina.

A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. “Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro.

Estudos in vitro demonstraram que a Famotidina é mais potente do que a cimetidina e ranitidina. Em indivíduos saudáveis e em pacientes com úlcera péptica, Famotidina nas dosagens de 10 ou 20 mg por via oral, proporcionou uma inibição da secreção ácida gástrica basal e noturna maior que 80%.

náuseas e vômitos; azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico. Náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa ou alimentar ou induzidas por radioterapia ou tratamento medicamentoso (anti-inflamatórios, antineoplásicos).

Posologia do Cimetidina Comprimido - Teuto. Normalmente, a dose diária total não deve exceder 2,4g (12 comprimidos de 200mg ou 6 comprimidos de 400mg). A dose deve ser reduzida em pacientes com a função dos rins prejudicada.

As reações adversas com a cimetidina estão listadas abaixo, por frequência. Dor de cabeça, tontura, diarreia, dores musculares (mialgia), cansaço e erupções cutâneas (reações alérgicas na pele).

Cimetidina 200mg é um medicamento que reduz a acidez no estômago, sendo indicado para tratar úlceras estomacais e duodenais; tratar e prevenir sangramento das úlceras; tratar de azia e outros problemas decorrentes do excesso de ácido no estômago. Utilize de acordo com a prescrição médica.

Ranitidina, Cimetidina e Famotidina
Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo. Tem eficácia muito menor que os remédios da classe do omeprazol.

O lote do medicamento genérico usado para o tratamento de úlceras gástricas foi fabricado pela Eurofarma Laboratórios S.A e era válido até 12/2017. De acordo com o comunicado de recolhimento voluntário apresentado pela empresa, o lote do Omeprazol apresentou desvios de qualidade relacionados à rotulagem.

É a família dos prazol: omeprazol, pantoprazol e cia. São medicamentos que agem reduzindo a quantidade de ácido no estômago, por isso podem ajudar em casos como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlceras de estômago e intestino delgado e inflamação do esôfago.

Mecanismo de Ação: Cimetidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.

O omeprazol ajuda a proteger a parede do estômago ou do duodeno, já que a inibição da acidez facilita o processo de cicatrização de úlceras, erosões ou infamações.

Para combater a inflamação já instalada, o médico pode receitar antibióticos, além de antiácidos para atenuar os sintomas. Nos casos em que a H. Pylori é a causa da gastrite, às vezes só um revezamento de antibióticos consegue dar fim ao problema.