Qual o remédio que mais prejudica o fígado?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades.

Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

Um destes medicamentos é o Paracetamol, um analgésico de fácil acesso que pode causar lesão hepática (no fígado) quando ingerido em altas doses.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RR), Adônis Motta, o uso contínuo dos remédios mais populares, como anti-inflamatórios e analgésicos, afetam drasticamente os rins e o fígado, podendo fazê-los perder completamente sua função no organismo.

Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Anti-inflamatórios são hepatotóxicos
No caso de pacientes com alguma doença no fígado – principalmente de nível crônico -, em que a ingestão da nimesulida pode causar sangramento, aumentar os riscos de reação ou surgimento de lesão aguda, não é recomendado o uso do remédio.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Medicamentos, como antibacterianos, anti-inflamatórios não-esteroides e anticonvulsivantes são responsável por 4 % a 10 % dos casos de icterícia internados em hospitais. Dentre os antibióticos, a amoxicilina/ácido clavulânico é o composto mais comum, levando a lesões hepáticas.

A dipirona não deve ser reintroduzida em pacientes com um episódio de lesão hepática (lesão do fígado) durante o tratamento com dipirona para o qual nenhuma outra causa de lesão hepática (lesão do fígado) foi determinada.

Remédios sem receita: dipirona, paracetamol e antiácidos podem prejudicar fígado, rim e levar à morte.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

chá verde

O chá verde seria a melhor opção para limpar o fígado, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, outros chás – como o chá de boldo e o chá oolong – também são boas opções.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Quais os Sintomas do Câncer de Fígado
Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

Pesquisas mostram que a vitamina D pode ser benéfica para o tratamento de algumas condições hepáticas, como cirrose, hepatites e até o câncer de fígado.

No corpo do receptor, a metade do fígado doado também se regenera, assumindo o tamanho normal em 2 a 3 meses – ainda mais rápido! Contudo, essa capacidade regenerativa pode ser comprometida em duas situações.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.