Qual o remédio que é bom para otite?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Medicamentos Para Otite

  • Cloridrato de Ciprofloxacino 500mg Genérico Medley 7 Comprimidos. ...
  • Azitromicina 500mg Genérico Eurofarma 3 Comprimidos. ...
  • Ciprofloxacino 500mg Genérico Cimed 14 Comprimidos. ...
  • Cefalexina 500mg Genérico União Química 8 Cápsulas. ...
  • Cefalexina 500mg Genérico Teuto 10 Comprimidos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o tratamento seja iniciado com Amoxicilina em dose habitual (50mg/kg/dia) em casos simples, ou seja, se não houver histórico de otites de repetição, conjuntivite concomitante ou uso prévio de antibióticos nos últimos 30 dias.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e alergias. Há mais de uma forma de otite? Os diferentes tipos estão relacionados com a localização da inflamação. A otite externa pode surgir em decorrência de manipulação da orelha com cotonete ou dedo ou após contato com água (piscina, cachoeira).

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva. Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.

Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

Não há diferença entre a resposta clínica ao tratamento com amoxicilina (90mg/kg/d) e azitromicina (30mg/kg) (NNT: 11). Há melhor resposta clínica ao tratamento com amoxicilina (90mg/kg/d) nos casos de associação de S. pneumoniae e H. influenzae (NNT: 1,3) 6(A).

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

Aplicar compressas mornas ou frias.
Algumas pessoas recomendam alternar entre as duas a cada 10 ou 15 minutos. Lembre-se, nunca adormeça ao utilizar compressas de aquecimento e nunca deixe as crianças utilizar sem supervisão. Com frio ou gelo deve cobrir sempre com um pano e nunca aplicar diretamente na pele.

Na verdade, o que ajuda a melhorar o incômodo não é o óleo, mas sim o calor, pois ele aumenta a circulação local. Sendo assim, o mais indicado nessas situações é colocar uma compressa sobre a orelha, feita com pano limpo, morno e seco, ou então uma bolsa de água quente, tomando cuidado para não esquentá-la demais.

"O diagnóstico das otites é clínico e efetuado com base no conjunto de sintomas e no exame otológico, que permite a visualização do interior do ouvido. Na otite média, a membrana timpânica costuma se mostrar vermelha e arqueada.