Qual o remédio que destrói pedra no rim?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Existem remédios que dissolvem os cálculos renais? Se a pedra de for composta principalmente por ácido úrico, a alcalinização da urina com bicarbonato ou citrato de potássio (Litocit) pode ajudar a dissolver a pedra. Esta é a única situação na qual dissolver pedras é possível.

7 remédios caseiros para pedra nos rins

  1. Chá de quebra-pedra. ...
  2. Chá de amoreira negra. ...
  3. Chá de java. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Chá de chapéu-de-couro. ...
  7. Chá de salsa.

A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LEOC) é o nome dado para o procedimento de fragmentação de pedras nos rins por um aparelho que emite ondas de choque. Esse procedimento é feito para cálculos renais únicos, com dimensão próxima de 10mm.

Chá de quebra-pedra
Tomar o chá de quebra-pedra diariamente por até 3 semanas favorece a eliminação das pedras nos rins, pois este chá tem ação diurética e possui propriedades que relaxam os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga.

Normalmente podemos apresentar dores nas costas e no abdome, do tipo cólica (dores fortes que pioram de uma vez e melhoram gradativamente, indo e voltanto), vômitos, sintomas urinários como ardência ao fazer xixi, desconforto ao fazer xixi, etc... Esses são alguns dos sintomas que podem sugerir isso.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

O que é bom para expelir pedras nos rins? As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que misturar duas fatias de abacaxi e dois copos de Coca-Cola forma um poderoso remédio capaz de eliminar pedras na vesícula e nos rins. Será que isso é verdade? É mentira.

Por ser rico em ácido cítrico, o abacaxi é uma boa opção para eliminar o excesso de cálcio do organismo pela urina, evitando a formação de pedra nos rins.
...
Ingredientes:

  1. 2 fatias de abacaxi;
  2. 1 fatia de melão;
  3. 1/2 copo de água filtrada ou fervida;
  4. 2 cubos de gelo.

O tratamento de cálculos vesicais é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga para a retirada dos cálculos, ou por máquinas que quebram os cálculos em pedras menores, mediante ondas de choque extra-corpóreas (LECO). O procedimento não deixa complicações ou lesão em outros órgãos do paciente.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

O cloridrato de tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Sintomas. O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.

Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Comer feijão faz mal
Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

Que tipo de alimento deve ser evitado por pacientes com pedras nos rins?

  • Macarrão instantâneo;
  • Sucos prontos;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

Quanto tempo dura uma crise de pedras nos rins? A dor ocasionada pelos cálculos renais começa subitamente e geralmente atinge o seu pico em duas horas. A crise, mesmo tratada, pode ter entre uma e quatro horas de duração, no total. Sem tratamento, alguns casos podem durar mais de 12 horas.

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.