Qual o remédio para tristeza parasitária em bovinos?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.

Atualmente, a técnica mais indicada para prevenir a tristeza é a vacinação com os agentes atenuados produzidos em bovinos, clínica e laboratorialmente, livres de doenças transmissíveis.

Os agentes da Tristeza podem ser transmitidos pelos carrapatos e insetos hematófagos como moscas e pernilongos. A Tristeza Parasitária é causada por dois agentes parasitários, o Anaplasma e a Babesia, os quais podem ou não estar juntos causando a doença do animal.

Sinais clínicos

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

Diagnóstico da tristeza parasitária bovina
Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

Tristezina está indicada para o tratamento de infecções por babésias (Piroplasmose) e Tripanossomas.

Imizol® é indicado no tratamento profilático e curativo da babesiose (piroplasmose) em bovinos e eqüinos e anaplasmose em bovinos, as quais são transmitidas por diferentes espécies de carrapatos e insetos ou operações mecânicas (vacinações, descornas, castrações, etc.)

Entre os sinais similares estão: febre, anemia, lacrimejamento, diarreia, inapetência, apatia, perda de peso, queda na produção de leite, redução da eficiência reprodutiva, aumento de abortos, quadros com sintomatologia nervosa, que podem se assemelhar, inclusive, aos sintomas da raiva em bovinos, entre outros.

Administração: via subcutânea. Dose: 1 mL para cada 50 kg de peso corporal. O tratamento de Babesia equi ( Nuttallia ) poderá requerer 2 doses e intervalos de 24 horas. Usando-se essa dosagem com fins profiláticos os animais estarão protegidos por um período de aproximadamente 4 semanas.

Indicação: Ganaseg™ 7% é indicado para o tratamento de bovinos infectados com babesia causada por Babesia bigemina e Babesia bovis e em equinos para Babesia caballi e Theileria (Babesia) equi. Uma única administração oferece completo alívio das manifestações clínicas da “Tristeza Parasitária Bovina”(TPB).

R$ 55,54.

Antimicrobiano injetável, à base de dipropionato de imidocarb e vitamina B12, indicado para o tratamento e prevenção da tristeza parasitária (babesiose e anaplasmose) em bovinos, bem como para o tratamento da piroplasmose em equinos e da babesiose em cães.

Beroseg Solução Injetável a 7% é indicado no tratamento da Babesiose e Tripanossomose dos Bovinos, Equinos, Caprinos e Ovinos, e Papilomatose dos bovinos, combate a “tristeza bovina” e o “mal das cadeiras”.

Os sinais clínicos apresentados pelos bovinos intoxica- dos experimentalmente foram semelhantes aos dos animais em condições naturais: erosões na cavidade bucal, sialorréia, constipação e, em alguns casos, prostração.

Você deve dar um trato para a matriz. Se possível, uma silagem, deixá-la num pasto com junto com a bezerrinha, fornecer uma suplementação proteica, que pode ser um proteinado de alto consumo ou então uma ração à base de energia para que ela recupere as forças.