Qual o remédio para tristeza parasitária bovina?

Perguntado por: rsantana9 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.

Animais acometidos por tristeza bovina podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Febre;
  • Anemia;
  • Urina escura;
  • Mucosas amarelas.

A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.

O tratamento para a Tristeza Parasitária deve ser realizado assim que os primeiros sintomas forem observados. Têm-se no mercado vários tipos de medicamentos que são utilizados para o tratamento desta doença. Para a Anaplasmose, pode-se lançar mão de dois medicamentos de eleição: o Imidocarb e as oxitatraciclinas.

O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.

Tristezina está indicada para o tratamento de infecções por babésias (Piroplasmose) e Tripanossomas.

Principais causas da tristeza parasitária? As principais causas da tristeza parasitária bovina é o contato dos animais com os agentes transmissores, os carrapatos e insetos que se alimentam de sangue.

A prevenção da Tristeza Parasitária Bovina pode ser feita de algumas formas como por exemplo, através do controle dos vetores por controle biológico ou por aplicação de acaricidas, pela colostragem, pela quimioprofilaxia ou pela premunição (SILVA, 2021).

A tristeza parasitária carrega esse nome pelos sintomas típicos da doença: o animal fica apático, emagrece, apresenta quadro de febre e anemia, além de comprometer a produção de leite.

Resumo: No Brasil, os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são dois protozoários (Babesia bovis e Babesia bigemina) e uma rickettsia (Anaplasma marginale), sendo que a doença pode ser causada por um, dois ou os três agentes juntos.

Antimicrobiano injetável, à base de dipropionato de imidocarb e vitamina B12, indicado para o tratamento e prevenção da tristeza parasitária (babesiose e anaplasmose) em bovinos, bem como para o tratamento da piroplasmose em equinos e da babesiose em cães.

O tratamento de Babesia equi ( Nuttallia ) poderá requerer 2 doses e intervalos de 24 horas. Usando-se essa dosagem com fins profiláticos os animais estarão protegidos por um período de aproximadamente 4 semanas.

Indicação: Ganaseg™ 7% é indicado para o tratamento de bovinos infectados com babesia causada por Babesia bigemina e Babesia bovis e em equinos para Babesia caballi e Theileria (Babesia) equi. Uma única administração oferece completo alívio das manifestações clínicas da “Tristeza Parasitária Bovina”(TPB).

No caso de transporte imediato de animais sensíveis para áreas de alto risco, muito infestadas, pode-se utilizar o dipropionato de imidocarb para quimioprofilaxia, inclusive em vacas prenhes.

Como deve ser feita a administração do Imizol? Nos bovinos, quando o agente causador não é identificado e no caso das infecções mistas – Anaplasma + Babesia ou Anaplasmose, a dosagem indicada é de 1ml para cada 40kg de peso corporal sempre via subcutânea.

R$ 55,54.

O produto GANAVET PLUS é indicado nos casos de babesiose em bovinos, causadas por Babesia bovis e Babesia bigemina.