Qual o remédio para gases para recém-nascido?

Perguntado por: abrito3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas

  1. Evite a ingestão de ar. O momento de amamentar o bebê, tanto no peito quanto na mamadeira, é fundamental para evitar cólicas. ...
  2. Faça mudanças na dieta. ...
  3. Execute manobras de alívio para o bebê ...
  4. Inclua o uso de chás. ...
  5. Dê os medicamentos prescritos.

5 dicas simples para aliviar os gases do bebê

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Simeticona gotas (30 gotas/mL): Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 16 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Quais são os 6 sinais de que o bebê está com gases?

  1. Barriga distendida. Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. ...
  2. Mudança de humor. Alguns bebês ficam mais agitados e irritados quando estão sentindo cólicas devido aos gases. ...
  3. Alterações no sono. ...
  4. Apetite alterado. ...
  5. Choro alto. ...
  6. Punhos fechado.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Chás para aliviar a cólica do bebê

  1. Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica. ...
  2. Chá de funcho. Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

SIMETICONA gotas (27 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

Reações adversas de Simeticona
- Eczema de contato (inflamação na pele); - Em casos raros: reações imediatas como urticária (alergia na pele). Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Bebês podem tomar chá de erva-doce? O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.