Qual o remédio para endometriose profunda?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dienogeste - um novo medicamento para o tratamento da endometriose. Dienogeste é o medicamento encontrado nos comprimidos de 2mg de Allurene, Pietra , Dienosgeste , Dine e Diost, um progestagênio de ação intensa sobre o endométrio provocando atrofia do mesmo.

Através de exames como laparoscopia e ultrassonografia transvaginal, facilmente é possível detectar a doença, que infelizmente não tem cura definitiva, mas seu tratamento é fundamental restabelecer a qualidade de vida e a vida sexual da mulher, e para não haver um comprometimento maior da sua saúde.

Na maioria dos casos, o tratamento para o controle é medicamentoso, sendo que muitas vezes a cirurgia é recomendada para retirar os focos da doença. No entanto, a recomendação frequente dos médicos envolve a prática de atividades físicas, que ajudam tanto na prevenção como no tratamento.

Os progestágenos são considerados atualmente as principais medicações para o tratamento hormonal da endometriose, por antagonizar o efeito do estrogênio, determinando na maior parte das mulheres uma boa resposta terapêutica e apresenta menos efeitos colaterais que outras medicações.

A endometriose é mais frequente do que imaginamos e pode ser a causa de dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa, infertilidade, alterações do hábito intestinal, dentre outros problemas de saúde.

Esteja atenta também ao glúten.
Essa proteína presente nos grãos, como trigo, centeio e cevada, pode ser muito prejudicial para mulheres que sofrem com endometriose. Afinal, por se tratar de uma proteína de difícil digestão, ela acarreta o desenvolvimento de inchaço abdominal e aumento dos níveis de dor pélvica.

A endometriose é uma doença benigna, ou seja, não oferece risco de vida. Porém, esse jamais deve ser um argumento usado para diminuir a gravidade do problema. Ao evoluir para um quadro de endometriose profunda, órgãos importantes podem ser comprometidos.

Tratamento da dor: Além do tratamento hormonal, outros medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem ser usados para aliviar a dor causada pela endometriose. Tratamentos complementares como a acupuntura ou a terapia física, também podem ser considerados.

Não é sempre que existe endometriose no intestino que a paciente precisará passar por uma cirurgia. Na verdade, quando a paciente tem indicação de ser operada por conta dos sintomas, complicações ou infertilidade, sempre devemos remover sim todos os focos de endometriose, mesmo os que atingem o intestino.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

Endometriose profunda
É a forma mais severa de endometriose e, por consequência, a que promove maior grau de infertilidade feminina. Nestes tipos de endometriose, o tecido endometrial invadiu os órgãos dentro ou fora de sua cavidade pélvica. Isso pode incluir seus ovários, reto, bexiga e intestinos.

Nos pulmões, endometriose pode causar tosse com sangue
No intestino, pode ocorrer dor para evacuar”. Já quando chega aos pulmões, a doença pode provocar tosse com sangramento. Vale ressaltar que os sintomas, geralmente, pioram no período menstrual.

Projeto de Lei. Institui diretrizes básicas para melhoria da saúde das mulheres com endometriose, inclui a Endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independe de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, e dá outras providências.

As cólicas são muito comuns durante a menstruação, no entanto, aquelas com endometriose geralmente relatam sentir dores mais intensas do que normal. A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.

Os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, castanhas e sementes, podem ajudar a manter o sistema digestivo saudável e reduzir a inflamação. O magnésio é um mineral importante que pode ajudar a reduzir a dor associada à endometriose.

“Por outro lado, um excesso de ingestão de carne vermelha, gordura saturada, gorduras trans, álcool, cafeína e alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura são citados com fatores que podem aumentar o risco da endometriose”, alerta a nutricionista.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Mas o procedimento cirúrgico de endometriose profunda é de alto custo – numa condição particular pode chegar a custar de R$ 30mil a 50 mil. Josélio Vitoi Rosa ainda inclui exames de retossigmoidoscopia e colonoscopia na investigação do avanço da doença sobre o intestino.

Endometriose Profunda
Vem acompanhada de dor intensa, no período menstrual e fora dele também, durante e após a relação sexual, dificuldade em urinar, ciclos menstruais desregulados, sangramento anal em período menstrual e infertilidade.