Qual o remédio para diminuir a saliva?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O que é o Sialanar e para que é utilizado? O Sialanar é um medicamento para o tratamento da hipersalivação (salivação excessiva) grave em crianças e adolescentes (com idades iguais ou superiores a 3 anos) com doenças que afetam o sistema nervoso, como a paralisia cerebral, epilepsia e doenças neurodegenerativas.

Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.

A hipersalivação também conhecida comosialorréia (ptialismo ou salivação excessiva), é um distúrbio que ocorre geralmente em crianças, idosos que são propensos a sofrer doenças neurológicas, medicamentos que causam o ptialismo e mulheres grávidas.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

Buscopan 20 mg/mL 1mL Inj: Adultos: 1 a 2 amp, 8/8h, INAL; Crianças: 0,3 a 0,6 mg/kg/dia, 8/8h, INAL. Buscopan 10 mg/mL 20 mL Gts: 20 a 40 gotas, 3 a 5x ao dia, INAL.

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Existem três pares principais de glândulas salivares na boca: As glândulas parótidas, o maior par de glândulas salivares, ficam logo atrás do ângulo mandibular, abaixo e à frente dos ouvidos. As glândulas sublinguais ficam sob a lateral da língua. As glândulas submandibulares ficam sob a lateral da mandíbula.

Você pode adotar algumas práticas em casa mesmo para evitar o problema de hipersalivação. Beber bastante água, por exemplo, pode reduzir a produção de saliva.

Folhas escuras. Folhas escuras, como o espinafre, a couve e o almeirão, são outros exemplos de bons alimentos para a saúde bucal. O espinafre, por exemplo, é rico em fibras e ajuda na limpeza natural dos dentes, aumentando o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca.

Estudos relatam que odores fortes como os cítricos quando inalados aumentam o fluxo salivar (LEE & LINDEN, 1991). As baixas temperaturas dos alimentos colocados na cavidade oral aumentam o fluxo salivar.

Babar pode ser uma complicação muito debilitante da doença de Parkinson, e é uma das queixas mais comuns dos pacientes. E é realmente muito frequente. Algumas estimativas mostram que até 80% dos pacientes com doença de Parkinson apresentam hipersalivação.

Não tem muito motivo para ficar babando quando se está dormindo." Para ele, se a pessoa expele saliva durante o sono, é preciso "checar se a pessoa está respirando direito pelo nariz, se ela não tem obstrução nasal, se ela não é uma respiradora bucal".

Este fármaco já é utilizado em pacientes com hipersalivação e com distúrbios de deglutição graves (disfagias).