Qual o remédio mais moderno para TDAH?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

É frequente o uso de Ritalina no tratamento do TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), mas abordagens devem ser individuais.

O metilfenidato é uma substância receitada para crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Já a naltrexona é indicada no tratamento do abuso de álcool e outras compulsões.

A primeira escolha no tratamento do TDAH acompanhado por tiques são os antidepressivos como a atomoxetina, a bupropiona, a nortriptilina, a venlafaxina ou desipramina associadas a um antipsicótico atípico (geralmente a risperidona).

Segundo a bula do Venvanse®, em crianças, a média da perda de peso em relação ao grupo foi -0,39 kg, -0,84 kg e -1,12 kg respectivamente, para pacientes recebendo 30, 50 e 70 mg de Dimesilato de Lisdexanfetamina. Em adolescentes a perda de peso foi ainda maior: -1,24 kg, -1,94 kg e -2,16 kg, respectivamente.

Existem drogas disponíveis no mercado que são mais baratas que o Venvanse e têm eficácia similar. Algumas opções são a Ritalina, a Ritalina LA e o Concerta, todas derivadas do metilfenidato.

- O Venvanse e o Leponex são disponibilizados pelo SUS. O leponex, entretanto, não é disponibilizado pelo SUS para o tratamento das comorbidades do TEA, mas para o tratamento de esquizofrenias e do transtorno bipolar.

Seu princípio ativo, a lisdexamfetamina dimesilato, age aumentando a concentração de neurotransmissores no cérebro, o que ajuda a controlar os sintomas do TDAH.

O Venvanse ® e o Juneve ® apesar de terem nomes diferentes, são a mesma medicação. Ademais, ambos apresentam o mesmo princípio ativo (dimesilato de lisdexanfetamina), o mesmo fabricante (Laboratório Takeda) e apresentações disponíveis no mercado brasileiro em embalagens com 28 cápsulas de 30 mg, 50 mg ou 70 mg.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

É um medicamento que não faz parte da lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

Existem estudos que comparam o uso do Ginkgo biloba associado ao ginseng, com respostas similares aos efeitos da Ritalina.

Segundo farmacêuticos consultados, outras substâncias podem substituir a Ritalina, como os estimulantes Lis-dexanfetamina e Memoriol b6, ou antidepressivo Bupropiona e a Clonidina, que são mais usados quando há contra indicação do uso dos estimulantes.

Psicoterapia, atividade física e tempo de qualidade com a família serão muito mais interessantes e eficazes. Mas, mesmo que seja o caso de TDAH, o medicamento não é a única solução. Existem outras intervenções cabíveis e validadas como o neurofeedback.

O Venvanse também pode causar o efeito rebote, ainda mais grave do que no caso de outras drogas. “A anfetamina leva a uma intoxicação mais duradoura do que a própria cocaína. Quando são usadas essas substâncias, o humor torna-se elevado, mas pode ser seguido de uma apatia, uma sonolência, depressão ou abstinência.

Como é um psicoestimulante, o Venvanse pode ser potencialmente viciante se usado de maneira inadequada ou abusiva. Por isso, é importante orientar os pacientes a não tomar doses maiores do medicamento ou com mais frequência do que o prescrito.

SÃO PAULO, SP – O mazindol, droga emagrecedora que ganhou fama na década de 1970, pode assumir um novo papel. A molécula no momento é testada como uma alternativa para o tratamento do TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

4X de R$ 105,70 sem juros.

De uma maneira geral, a principal diferença prática entre estas drogas é fundamentalmente o seu tempo de ação: Ritalina 3 a 5 horas, Ritalina LA 6 a 8 horas, Concerta 10 a 12 horas e Venvanse 10 a 12 horas .