Qual o remédio mais moderno para asma?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerá mais uma opção de tratamento. O medicamento Omalizumabe, indicado para controle dos casos graves da doença, estará disponível de forma gratuita para quem precisa.

Existem outras soluções além da bombinha? Há diversos tipos de remédios para asma, Além dos comprimidos, há os que utilizam a nebulização ou inalação, com aparelhos compressores de ar e inaladores ultrassônicos.

Aerolin xarope é indicado para o controle e prevenção do ataque asmático e proporciona alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO.

Tosse, sensação de falta de ar e cansaço são os principais sintomas, mas alguns remédios para asma e bronquite, como o Aerolin e o Berotec ajudam a controlar estes desconfortos.

Fumarato de Formoterol Di-Hidratado + Budesonida.

Para esses pacientes exacerbadores, é prescrito o uso de azitromicina na dose de 250mg a 500mg, por via oral, 3 vezes por semana. Apesar de ser um antibiótico, nesta dose a azitromicina desempenha um papel imunomodulador nas vias aéreas e diminui o risco de exacerbações em pacientes com asma grave.

A asma ocupacional pode dar direito ao auxílio-doença para o trabalhador que estiver temporariamente incapacitado para suas atividades por mais de 15 dias corridos.

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).

“É necessário ficar calmo para fazer o que precisa ser feito, e, nesse caso, o mais importante é levar a pessoa em crise para um pronto-socorro, um local onde terá acesso às medicações de resgate da asma”, orienta a alergista Érica Azevedo, que também destaca o cuidado de não esquecer da bombinha de asma quando estiver ...

Mantenha o inalador ao lado da cama para que você possa usá-lo se tiver um ataque de tosse durante a noite. Mantenha a água ao lado da cama. Beba um pouco de água quando os sintomas começarem a aumentar. A umidade acalma as vias respiratórias e ajuda a aliviar a tosse noturna.

O broncodilatador é o remédio que deve ser usado nas crises para abrir os brônquios que se fecharam e assim melhorar a tosse, o chiado e a falta de ar (tratamento de ALÍVIO). Todo broncodilatador acelera um pouco o coração e causa um pouco de tremores (efeitos colaterais).

Para alívio do broncoespasmo
A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 mL do xarope) 3 ou 4 vezes ao dia. Caso não se obtenha a broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada para até 8 mg (20 mL do xarope).

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Os anti-inflamatórios utilizados no tratamento atual da asma englobam os corticoides, as cromonas e os modificadores de leucotrienos.