Qual o remédio mais indicado para diverticulite?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Lembrando que esses esquemas de antibióticos para diverticulite aguda são para aqueles pacientes sem fatores de risco para infecção para germes multirresistentes. Agora se esse for o caso do seu paciente a sua escolha padrão ouro será: Piperacilina-tazobactam 4,5 g IV 6/6h horas. Meropenem 1 g IV 8/8h.

Em momentos de crises, os sintomas podem ser aliviados com bolsas de água quente, analgésicos e alimentação líquida. Nos casos mais graves, quando há evolução para problemas como peritonite e infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos e, às vezes, tratamento cirúrgico.

Mas ao primeiro sinal de problema, a condição muda de nome e passa a se chamar doença diverticular, que apresenta sintomas como: dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, cólicas, alteração dos hábitos intestinais e, ocasionalmente, hemorragia retal severa.

A mesalazina é comprovadamente o fármaco de escolha para se obter a remissão da doença na colite ulcerativa, na doença de Crohn e na doença diverticular do cólon, bem como na prevenção da diverticulite.

segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno.

“O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas", complementa.

A causa da diverticulite é consequência do acúmulo de fezes nas bolsas e saliências , gerando a infecção e inflamação dos divertículos.

Habitualmente, ocorre melhora dos sintomas em dois a três dias. Cerca de 20% de todos os pacientes que apresentam diverticulite aguda não complicada podem ter uma ou mais crises.

Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).

Uma das formas de amenizar as crises de diverticulite é evitar o consumo de carne vermelha, gordura, alimentos em conserva e massas, em casos de uma crise aguda, o leite e derivados devem ser evitados, pois podem aumentar os sintomas.

Recomenda-se o tratamento inicial com os antibióticos orais ciprofloxacino e metronidazol.

Evite alimentos que “prendem” o intestino como maçã, limão, batata inglesa e maisena, As fibras estimulam o funcionamento do intestino. Sendo assim, inclua os alimentos ricos em fibras na sua alimentação.

Aytan Sipahi – Porque os sintomas podem simular doenças como o tumor de cólon, a doença de Crohn ou mesmo doença da bexiga ou de outros órgãos anexos ao intestino.

Quando o paciente apresentar sintomas abdominais inespecíficos, sem sinais de inflamação ou infecção, a colonoscopia é o exame de escolha. Com ela, é possível afastar a neoplasia e diagnosticar a doença diverticular do paciente.

Alguns especialistas recomendam metronidazol e ciprofloxacino em combinação. A rifaximina, um antibiótico não absorvível, em uma dose de 200 mg por via oral 3 vezes ao dia ou 800 mg por via oral 2 vezes ao dia, também pode ser benéfica como tratamento para a doença de Crohn ativa.

Sendo assim, a dieta durante a crise de diverticulite deve ser feita inicialmente apenas com líquidos claros e de fácil digestão, como caldos de galinha, sucos de frutas e água de coco.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

A diverticulite normalmente afeta o intestino grosso (cólon). Os sintomas habituais incluem dor abdominal inferior esquerda, sensibilidade e febre. O diagnóstico toma por base os resultados de um exame por tomografia computadorizada (TC), e a colonoscopia é realizada após o fim do episódio de diverticulite.

Durante as crises a paciente deve evitar também cascas de frutas, vegetais crus, carnes vermelhas, alimentos que provocam gases, leite, ovos, refrigerantes e feijão.

Pessoas mais propensas a adquirir inflamação nos divertículos devem evitar alimentos que contêm amido como bolos e biscoitos e não consumir bebidas alcoólicas, frutas secas ou com fibras e cascas, aipo e cereais. Também não é recomendável a ingestão de bebidas com cafeína como o café e os refrigerantes.