Qual o remédio mais fraco para TDAH?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A saber, muitos consideram o Concerta um remédio menos potente que a Ritalina, apesar de ambos serem feitos da mesma substância, o Metilfenidato. Embora confuso para os usuários, os efeitos do Concerta 18mg ou até mesmo 36mg são mais “suaves”, menos perceptíveis que da Ritalina 10mg.

Segundo farmacêuticos consultados, outras substâncias podem substituir a Ritalina, como os estimulantes Lis-dexanfetamina e Memoriol b6, ou antidepressivo Bupropiona e a Clonidina, que são mais usados quando há contra indicação do uso dos estimulantes.

De uma maneira geral, a principal diferença prática entre estas drogas é fundamentalmente o seu tempo de ação: Ritalina 3 a 5 horas, Ritalina LA 6 a 8 horas, Concerta 10 a 12 horas e Venvanse 10 a 12 horas .

O TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta. Mas, cerca de 50% das pessoas com o transtorno, continuam apresentando os sintomas durante toda a vida. O tratamento na infância e adolescência para o TDAH é multidisciplinar.

De toda forma, a resposta é: depende!
Grande parte delas controla a situação com medicamentos psicoestimulantes (uso controlado) que regulam os sintomas. Nesse caso, o medicamento poderá ser para a vida toda, pois a interrupção dele consiste no retorno dos sintomas.

Nos dois principais estudos em adultos com dimesilato de lisdexanfetamina (princípio ativo do Venvanse ® e Juneve ®) nas doses de 50 mg ou 70 mg ao dia para tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) moderada à grave, a média da perda de peso após 12 semanas foi de 5,8 kg para pacientes que receberam ...

Mais forte em seus efeitos positivos sobre o foco e concentração comparado com outros medicamentos como a Ritalina® e/ou o Concerta®, pode causar efeitos colaterais mais intensos.

- O Venvanse e o Leponex são disponibilizados pelo SUS. O leponex, entretanto, não é disponibilizado pelo SUS para o tratamento das comorbidades do TEA, mas para o tratamento de esquizofrenias e do transtorno bipolar.

O metilfenidato é uma substância receitada para crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Já a naltrexona é indicada no tratamento do abuso de álcool e outras compulsões.

A saber, muitos consideram o Concerta um remédio menos potente que a Ritalina, apesar de ambos serem feitos da mesma substância, o Metilfenidato. Embora confuso para os usuários, os efeitos do Concerta 18mg ou até mesmo 36mg são mais “suaves”, menos perceptíveis que da Ritalina 10mg.

Ter TDAH não é uma proibição para dirigir. No entanto, é importante que a pessoa com TDAH tome algumas precauções e considere como o transtorno pode afetar sua capacidade de dirigir com segurança. Aqui estão algumas recomendações: 1.

O medicamento Venvanse é uma anfetamina que atua no cérebro ao aumentar a liberação de substâncias já produzidas naturalmente pelo organismo: os neurotransmissores dopamina e adrenalina, que regulam diferentes aspectos do funcionamento cerebral.

— Este é um fármaco estimulador de noradrenalina, bem como cocaína. As pessoas estão tomando o medicamento para ter energia, ficar acordado a noite estudando, melhorar atenção, em alguns casos, como recreação e misturando com o álcool para potencializar o efeito, e sem um acompanhamento médico.

O medicamento está aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration - US) e pela ANVISA para tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos.

O psicoestimulante mais usado no TDAH é o metilfenidato de liberação imediata (Ritalina®), que pode ser iniciado nas doses de 5 mg, uma ou duas vezes por dia.

Perde objetos com facilidade. Sensação de inquietude. Pessoa falante demais. Não consegue se manter parado/sentado por muito tempo.

O tratamento deve sempre levar em conta o controle dos sintomas. Suspende-se o tratamento quando o paciente apresenta-se assintomático por pelo menos o período de um ano, ou quando há melhora significativa dos sintomas.

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em focar no trabalho durante 8 horas por dia, e pessoas com uma hiperatividade maior podem ter dificuldade em profissões que exigem ficar parado ou sentado durante muito tempo. Não raramente, pessoas com TDAH vivem mudando de emprego, nunca conseguindo consolidar uma carreira.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.