Qual o remédio mais forte para dor de dente?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Faça bochechos com água e sal
Isso faz com que a dor de dente seja amenizada. Para preparar a solução, basta diluir uma colher de chá de sal em um copo com água e fazer o bochecho por 30 segundos. Você pode repetir o processo de hora em hora, para evitar que as dores voltem a surgir.

Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.

“Uma dor de dente muito forte, espontânea, contínua, que não passa com o uso de analgésicos, quase sempre está relacionada a um dente que precisará fazer tratamento de canal”, afirma.

Remédio para dente latejando
Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Remédios como a benzocaína ou xylocaína anestesiam os nervos juntos do dente, sendo uma ótima opção para quem quer se aliviar da dor de forma rápida.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

O tratamento adequado dependerá do grau do problema. Em casos iniciais, pode ser indicada a aplicação em consultório de flúor diretamente no local. O flúor possui propriedades de remineralização do dente ou pode ser indicada a aplicação de um selante fluoretado para evitar o avanço da desmineralização.

Sinais e sintomas
Você também pode notar um gosto ruim na boca ou mau hálito que não desaparecem com a escovação ou o uso de um enxaguante bucal. Em alguns casos, talvez seja um dente quebrado, mas as infecções podem ficar ocultas na polpa dos dentes, sem nenhum sinal externo além de dor e inchaço.

Torsilax serve para dor de dente? A bula não indica o remédio Torsilax para dor de dente, entretanto, por se tratar de um anti-inflamatório, que auxilia na dor e em processos infecciosos, seu cirurgião-dentista pode prescrever este medicamento, se julgar necessário, de acordo com o seu caso.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

A dor de dente estimula os nervos dentais de forma intensa e isso contribui para que possa ser mais severa à noite. Essa estimulação nervosa ativa o cérebro e pode mantê-lo acordado. E às vezes a ansiedade de ficar acordado pode atrapalhar seu sono ainda mais.

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

A dor de dente é conhecida pelo incômodo que ela causa, normalmente intensa, pode durar horas ou dias. Não há um momento bom para que isso ocorra, mas certamente há situações bem menos propícias, especialmente quando não é possível buscar um dentista, como nos finais de semana ou durante uma viagem.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

São utilizados para a dor de dente:

  • Dipirona.
  • Paracetamol.
  • Ibuprofeno.
  • Naproxeno.
  • Ácido acetilsalicílico.

Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.