Qual o remédio mais forte para cólica?

Perguntado por: lcurado . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®). Analgésicos comuns, como o paracetamol, têm eficácia inferior aos anti-inflamatórios e, por isso, não costumam ser usados como tratamento de primeira linha.

O Primosiston é o medicamento mais usado como solução emergencial para cortar a menstruação. Sua fórmula é indicada para tratar hemorragias graves. Sua eficácia se dá porque ele aumenta os níveis de progesterona e estrogênio no sangue, impedindo a ovulação e, consequentemente, “atrasa a menstruação”.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

Considerado o mais forte de todos, Buscopan Composto é indicado para dores fortes, já que contém 250mg de dipirona monoidratada, além das 10mg de butilbrometo de escopolamina5. Devido a dipirona, o Buscopan Composto tem propriedade analgésica, que faz com que se diminua a percepção da dor.

O Buscopan é composto de Butilbrometo de escopolamina (10 mg), que é associado a outras substâncias nos diferentes produtos da linha. Já Buscofem contém exclusivamente ibuprofeno líquido (400 mg) que é absorvido rapidamente, proporcionando alívio duas vezes mais rápido.

O estresse pode tornar os períodos mais irregulares, pois os hormônios interrompem o ciclo menstrual. Além disso, estudos apontam que estar excessivamente estressada também pode piorar as cólicas menstruais.

Ibuprofeno corta menstruação: verdade ou mentira? Mentira. Quem acredita que o ibuprofeno pare a menstruação ou a diminua está enganado. Não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre o medicamento e a diminuição ou interrompimento do fluxo menstrual4.

Causas do fluxo menstrual intenso
Mas, geralmente, quem tem um sangramento aumentado repentino, pode apresentar anemia e deficiência de ferro. Por isso, é necessário investigar se há possíveis alterações que levem ao aumento do sangramento, uma vez que existe uma variedade de condições que causam esse fluxo anormal.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar.

O mais indicado remédio para cólica é, sem dúvida, o Buscoduo. Esse medicamento tem dupla ação: analgésica e antiespasmódica, justamente por conter tanto butilbrometo de escopolamina quanto paracetamol em sua composição. PARA ALIVIAR RAPIDAMENTE SUA DOR NA BARRIGA, ESCOLHA BUSCODUO!

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa, que pode ser confundida com a dor comum ao período da menstruação. Por mais que as sensações em ambos os casos sejam parecidas, elas não são exatamente iguais. É possível diferenciá-las de acordo com algumas especificidades sutis.