Qual o remédio mais eficaz para neuropatia diabética?

Perguntado por: rfernandes8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Como verificado, a gabapentina está definida como tratamento de primeira linha para a neuropatia periférica diabética dolorosa (NPDD). Ela é dispensada pelo SUS com documentos necessários com CID de DOR CRONICA.

O uso de gabapentina em doses de 1800 mg a 3600 mg por dia (1200 mg a 3600 mg de gabapentina enacarbil) pode proporcionar bons níveis de alívio da dor para algumas pessoas com neuralgia pós-herpética e neuropatia diabética periférica.

O que pode piorar a neuropatia periférica? Segundo o Dr. Marcus, as principais causas de piora de uma neuropatia periférica são o consumo de álcool e a carência de vitaminas do complexo B.

Em relação aos medicamentos para a neuropatia periférica, é possível a utilização de “analgésicos; anticonvulsivantes com efeitos analgésicos (como a gabapentina e a pregabalina); tratamentos tópicos como a capsaicina e antidepressivos com efeito analgésico, como a duloxetina, a venlafaxina, a amitriptilina e a ...

Fatores de risco para a neuropatia diabética
O maior fator de risco para o desenvolvimento de neuropatia em pacientes portadores de diabetes é a elevação dos níveis glicemia de forma constante e por longo tempo. Outros fatores de risco são: Doença arterial coronariana. Elevação dos níveis de triglicérides.

Exercícios de resistência - Musculação
A musculação pode ser uma grande aliada no tratamento da dor neuropática por aumentar o limiar da dor, ou seja, o limite da percepção do cérebro para caracterizar um estímulo como dor, reduzindo a frequência das crises.

O processo pode levar meses a anos e depende da gravidade da lesão. Então, fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento rápido melhora muito as chances de recuperação.

Por outro lado, existem também as neuropatias congênitas (existentes desde o nascimento), essas costumam ser mais graves e não existe tratamento.

Ambas as medicações geraram reduções significantes nos níveis de dor e incapacidade. A média de redução da dor foi maior para a Gabapentina (7,54 para 5,82) do que para a Pregabalina (7,33 para 6,38). A redução nos níveis de incapacidade foi semelhante para as duas medicações.

O paciente deve adquirir o hábito de dormir com a cabeça elevada e utilizar meias elásticas para ajudar no tratamento da baixa pressão arterial e de eventuais desmaios decorrentes da neuropatia. Um fator importante é a organização da casa, visto que o há aumento em risco de quedas e lesões.

No cérebro, a habilidade de bloquear a dor pode se perder em uma lesão como no AVC ou trauma. Com o tempo, ocorrem mais danos celulares e a sensação de dor persiste. Para um tratamento adequado da dor neuropática procure um neurologista de sua confiança e uma equipe multidisciplinar.

“Recomendamos a natação, a hidroginástica, a bicicleta ergométrica com intensidade adequada e os exercícios com membros superiores”, completa. Além disso, a boa e velha caminhada também é uma opção para essas pessoas.

Combinação de vitaminas B reduz sintomas da neuropatia, segundo novo estudo.

O Neurologista, em particular o que realizou especialização em doenças neuromusculares, avalia, investiga as etiologias e fatores associados as doenças do sistema nervoso periférico e propõe o tratamento direcionado para cada caso.

Além desta apresentação mais comum, a neuropatia também afeta nervos que acometem outros importantes órgãos, como o trato gastrointestinal, levando a diarréia ou constipação intestinal; trato urogenital, sendo uma das causas da disfunção eréctil (impotência) e aparelho cardiovascular, levando a um aumento no risco de ...