Qual o remédio caseiro que é bom para fortalecer o pulmão?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para fortalecer os pulmões e manter o organismo sempre em equilíbrio, uma das principais dicas é apostar no consumo de vegetais verde-escuros, como rúcula, agrião, espinafre e brócolis. A couve, por exemplo, é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Suco alaranjado com cenoura e manga é indicado para saúde do pulmão.

Uma rotina de exercícios que incorpore atividade aeróbica pode ajudar a melhorar sua capacidade pulmonar.
...
Faça mais exercícios aeróbicos

  1. Andar.
  2. Correr.
  3. Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  4. Dançar.
  5. Lutar boxe.
  6. Jogar tênis.

Chá de gengibre
Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Qualquer tipo de eletrodoméstico a gás pode ser um potencial foco de problemas pulmonares. Nesse ponto, entram fogões, fornos e aquecedores, por exemplo. Isso porque, à medida que o gás queima, eles produzem uma substância química chamada óxido nitroso. No organismo, ele inflama os pulmões, causando tosse e até asma.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Maçã é um dos melhores alimentos para o pulmão
Resumidamente, a pesquisa comprovou que as propriedades da maçã podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação nos pulmões. Além de promover o melhor funcionamento deles.

Goiaba: Frutas e legumes que são ricos em vitamina C, aumentam a atividade antioxidante que previne o câncer e também têm propriedades antivirais que mantêm os pulmões saudáveis, principalmente contra a pneumonia.

Maçã fornece compostos fenólicos que combatem inflamação no pulmão. As frutas de uma forma geral tendem a ser grandes aliadas da saúde dos pulmões. A maçã, em especial, se destaca por ter compostos fenólicos (como a quercetina) que ajudam a combater a ação oxidante dos radicais livres e reduzem a inflamação pulmonar.

Vitamina D: função pulmonar e prevenção de doenças respiratórias.

Os principais alimentos para fortalecer o pulmão são: beterraba, abóbora, tomate, maçã e vegetais folhosos, como espinafre e couve. Além dessas, outras comidas boas para o pulmão são: chá verde, laranja, azeite, pimenta e gengibre.

O tratamento é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador. Ou seja, antibióticos, antifúngicos e antivirais. Além disso, outras medicações para dor e febre podem ser utilizadas para controlar os sintomas.

E fique de olho nos sintomas

  • Calafrios.
  • Febre alta.
  • Suor intenso.
  • Dor no peito e dificuldade para respirar.
  • Falta de ar.
  • Tosse com ou sem catarro.
  • Fadiga, moleza, prostração.

As vias respiratórias sofrem bastante com o ambiente mais seco. Por isso, é preciso hidratá-las para ajudar a diluir as secreções e facilitar a respiração. Para hidratar o nariz, é possível usar o soro fisiológico comprado na farmácia ou uma solução de 235 ml de água morna e meia colher de chá de sal.

Comece fervendo a água com o açúcar em uma panela e mexa bem até dissolver completamente, sem deixar o açúcar caramelizar. Em seguida, desligue o fogo, coloque o gengibre e abafe por pelo menos 5 minutos. Depois é só coar o xarope caseiro e guardar em um recipiente de vidro para conservá-lo por mais tempo.

Pode ser provocada por vírus ou bactérias, ocorrendo na forma aguda (de cura espontânea) ou crônica. Vale lembrar que essas são apenas possibilidades, pois apenas a avaliação médica pode determinar o diagnóstico correto. Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

Como é a dor no pulmão? As características da dor no pulmão dependem de sua origem. Um desconforto sentido como pontada localizada e de intensidade que varia costuma dar pistas de problemas que acometem a pleura. Ou seja: pneumotórax, pleurite e tumores.

3. Bronquite

  1. Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
  2. Tosse com catarro ou seca;
  3. Problemas para respirar;
  4. Chiado ao respirar;
  5. Desconforto no peito;
  6. Febre;
  7. Inchaço nas pernas;
  8. Falta de apetite.

Qualquer tipo de alteração ou agressão ao sistema respiratório pode estimular o aumento da produção de muco, como também é chamado o catarro. Isso ocorre ao inalar fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios.

Gargarejo para tirar catarro da garganta: O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .