Qual o remédio caseiro para soltar a urina?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Todos os tipos de chá são ligeiramente diuréticos, já que aumentam a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina.
...
6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos

  1. Chá de salsinha. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde.

Uma das causas mais frequentes é devido a obstrução no trato urinário, na maioria das vezes causada pela presença de pedras nos rins. Ainda assim, a retenção urinária pode estar ligada à inflamação ou constrição da uretra, uso de medicamentos, alterações neurológicas, câncer de próstata ou de útero, entre outros.

A retenção urinária é definida como a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente. Sofrer de retenção urinária significa que você pode ser incapaz de iniciar a micção, ou se você é capaz de começar, você não consegue esvaziar completamente a bexiga.

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

Chá de cavalinha
O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonóides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.

Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar. Isso pode aumentar as chances de uma infecção urinária e prejudicar os rins.

Bebo muita água e urino pouco isso é normal? Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.

No entanto, existem opções de remédios para infecção urinária que não precisam de receita médica, como o suplemento de cranberry, por exemplo, que possui ação antioxidante e ajuda a impedir a proliferação das bactérias nas vias urinárias.

Chá de cavalinha
A cavalinha possui poente efeito diurético que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção. Além disso, ela é conhecida por sua “ação antimicrobiana, hipoglicêmica, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e digestiva” (1).

Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são:

  • Cavalinha,
  • Hibisco;
  • Canela com gengibre;
  • Chá verde;
  • Ginkgo biloba;
  • Salsinha;
  • Centelha asiática;
  • Castanha da índia.

Vamos à lista:

  • Abacaxi. Possui ação anti-inflamatória, combatendo assim a infecção urinária.
  • Uvas vermelhas. São diuréticas e reduzem a inflamação, por serem ricas em antioxidantes.
  • Mirtilos. Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são uma das frutas mais úteis. ...
  • Laranjas e limões.

Colocar o vinagre dentro da bacia com água morna e misturar bem e depois sentar dentro da bacia sem roupa íntima por pelo menos 20 minutos.

Dicas

  1. Descanse bastante e beba muita água.
  2. Não tenha relações sexuais durante o tratamento da infecção urinária. ...
  3. Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. ...
  4. Tome um comprimido de ibuprofeno para aliviar a dor enquanto estiver tomando outros remédios.
  5. Beba muita água e tome os remédios prescritos pelo médico.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Um copo de água morna misturado com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germes que produzem infecção nos rins, tomar de manhã e a tarde até que a infecção acabe.