Qual o remédio caseiro para queimação nas pernas?

Perguntado por: hfigueiredo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Alguns dos remédios caseiros mais eficazes para aliviar a dor incluem aplicar gelo na área afetada, elevar o pé, fazer alongamentos regulares e massagear a área afetada. Outros remédios caseiros incluem imersão do pé em água quente ou fria, uso de palmilhas de apoio e compressas quentes ou frias.

A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos. Isto se deve à presença aumentada de mediadores inflamatórios secundários ao prejuízo circulatório que as varizes causam”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Beterraba e laranja: a combinação é considerada um dos melhores remédios caseiros para melhorar a circulação sanguínea. A beterraba possui ferro de alta qualidade, fundamental para a construção dos glóbulos vermelhos.

Como vimos acima, a queimação nas pernas é um quadro que traz incômodo e na maior parte dos casos não representa grande risco. Por certo a hidratação adequada, assim como repouso ou mesmo a atividade física, poderão fazer o sintoma desaparecer, assim como prevenir seu surgimento.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  1. Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  2. Natação. Uma grande vantagem da natação é a ausência de impacto, sem sobrecarregar as articulações. ...
  3. Alongamento de panturrilhas. ...
  4. Separação de pernas.

Quais as medicações para queimação nas mãos e pés? O tratamento para esse problema geralmente inclui medicamentos como amitriptilina, gabapentina, pregabalina e carbamazepina, que podem aliviar a sensação de queimação.

Cavalinha

1- Cavalinha
A infusão de cavalinha possui inúmeras vantagens, pois evita o endurecimento das artérias, favorece a circulação sanguínea e ainda reduz o colesterol. Tomar, diariamente uma chávena desta infusão, depois do pequeno-almoço, almoço ou do jantar.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.

Os sintomas clássicos incluem:

  • dor;
  • inchaço;
  • calor;
  • vermelhidão;
  • cãibras nas pernas;
  • dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
  • descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.

Se isso acontece com você, confira nossas dicas para aliviar o incômodo e recuperar as pernas!

  • Faça um escalda pés. ...
  • Massagem com óleos essenciais. ...
  • Use meias de compressão. ...
  • Procure um médico caso as dores permaneçam.

Por suas qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias, as frutas vermelhas como morangos, framboesas e cereja reduzem a pressão sanguínea, frequência cardíaca e inflamação do corpo.

Suco Verde
O abacate é rico em carotenóides, potássio, vitaminas do complexo B e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação sanguínea e controlam a pressão arterial. A fruta também é rica em gordura monoinsaturada (ômega 9), capaz de aumentar o colesterol bom e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Outros remédios caseiros incluem imersão do pé em água quente ou fria, uso de palmilhas de apoio e compressas quentes ou frias. É importante consultar um médico para determinar se os remédios caseiros são adequados para o seu caso específico.

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

A última etapa é a conclusão da causa específica da dor nas pernas, sendo as principais:

  1. Dor muscular, contraturas: ...
  2. Insuficiência venosa: ...
  3. Fibromialgia: ...
  4. Artrites: ...
  5. Ciatalgia: ...
  6. Neuropatia periférica: ...
  7. Doença arterial obstrutiva periférica: ...
  8. Síndrome do stress tibial medial (canelite):