Qual o remédio caseiro para gordura no sangue?

Perguntado por: lmorgado9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Conheça 6 remédios caseiros que ajudam a diminuir a gordura no sangue

  • Pixabay Suco de abacaxi com bagaço de laranja.
  • iStock. A cúrcuma tem ação antiséptica, anti-inflamatória e antibiótica.
  • Pixabay. Um dente de alho é suficiente para o preparo.
  • iStock O vinagre de maçã pode ser consumido diariamente no tempero de receitas.

Lembrando que, em geral, essa é uma condição reversível e quem vai decidir o tratamento mais indicado para cada pessoa é o médico, avaliando os exames de sangue e outras condições clínicas.

Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado) – órgão situado no lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue.

Boa notícia: pode sim! “De 'vilão' a 'mocinho', o ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações”, diz a especialista.

Carnes gordurosas, queijos, manteiga, produtos com gordura vegetal hidrogenada, por exemplo, possuem alto teor de gordura trans e saturada. Em relação aos carboidratos, de acordo com a nutricionista do HCor, é importante evitar sacarose, ou seja, o açúcar refinado.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

Segundo o artigo de Brown e Meerman, a gordura eliminada se converte, principalmente, em dióxido de carbono e em água. O CO2 é exalado pelas vias aéreas e a água passa pelo sistema circulatório até ser eliminada na forma de urina e suor. Mas, de acordo com os especialistas, quase tudo o que comemos "sai" pelos pulmões.

De acordo com os pesquisadores, em pacientes com doenças metabólicas, os níveis elevados de gordura no sangue são responsáveis por estressar, de forma constante, as células musculares do organismo. Estressadas, elas emitem um sinal que pode ser transmitido para outras células.

Conheça as frutas que ajudam a controlar o triglicérides:

  • Ameixa;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Kiwi;
  • Morango.

Ácidos graxos saturados: manteiga, dendê, leite integral, bacon, toucinho, carne bovina gorda, queijos amarelos, creme de leite. Efeitos negativos à saúde: Aumento da incidência de doença coronariana e aumento da colesterolemia.

CHÁS PARA BAIXAR TRIGLICERÍDEOS

  • Chá preto.
  • Chá de sala.
  • Chá de canela.
  • Chá verde.
  • Chá de cúrcuma.

O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

O lipidograma completo, também chamado de perfil lipídico, é um conjunto de exames laboratoriais usado para analisar possíveis irregularidades nos lipídios — moléculas de gorduras encontradas no sangue, como o colesterol.

A alimentação diária de quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas, isso porque o óleo e a manteiga contribuem para o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Mito: Estudos consistentes demonstraram que as gorduras dos lácteos não alteram os níveis de gorduras e colesterol no sangue, não oferecendo riscos para a saúde do coração.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.