Qual o remédio caseiro para doença do carrapato?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Misture em partes iguais óleo de limão, de canela, de rícino e de sésamo. Umedeça um pano limpo na mistura e aplique o remédio natural sobre a pele do seu cachorro com muito cuidado. “Atenção para que o pet não lamba o remédio, pois o rícino é uma planta que pode ser muito venenosa para ele.”

Existem medicamentos que podem fazer as plaquetas aumentarem, e os suplementos alimentares ricos em vitamina B12, K e ácido fólico vão fornecer alguns dos ingredientes para a produção dessas células. Peça ao médico-veterinário para orientá-lo sobre como administrar ao pet.

A doxiciclina deve ser administrada na dose de 100 mg, via oral, a cada 12 horas para adultos e crianças acima de 45 kg. A dose do cloranfenicol é de 1 g a cada 6 horas para adultos, e para crianças, a dose total diária varia de 50 a 75 mg/kg/dia, dividida em 4 tomadas.

Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.

A fase crônica da doença do carrapato é caracterizada principalmente por infecções secundárias devido à baixa imunidade do animal. Além disso, a medula óssea é afetada, o que resulta em plaquetas em níveis reduzidos, anemia persistente e imunossupressão.

A mais preocupante é a Erlichiose, doença do carrapato mais comum. Para que o carrapato infectado passe a doença para o cão, pode levar entre 3 e 12 horas. A ação mais rápida do remédio é de 4 a 6 horas. Ou seja, o carrapato pode infectar o cão antes mesmo dele morrer.

O tratamento é feito com antibióticos e outros medicamentos que vão combater o agente causador da doença, e pode durar de 15 a 30 dias, sempre conduzido por um veterinário. Em casos mais graves, pode ser necessário uma transfusão de sangue e outros cuidados para ajudar o cachorro a se recuperar.

Ofereça alimentos ricos em ferro: o ferro é uma proteína que contribui diretamente com o fortalecimento da corrente sanguínea. É possível que o veterinário indique rações específicas para auxiliar no processo.

Alimentos para aumentar a imunidade dos cachorros

  1. Óleo de coco. Bom para pets e humanos, o óleo de coco conta com o ácido hialurônico, responsável pela sintetização do ácido graxo chamado monolaurina, que protege contra infecções virais e bacterianas.
  2. Batata doce. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Brócolis. ...
  5. Sardinha. ...
  6. Iogurte natural. ...
  7. Laranja.

Se você está buscando uma forma de abrir o apetite do seu peludo com doença do carrapato, saiba que o cachorro pode comer fígado e ainda acelerar o seu processo de recuperação.

Alguns dos principais sintomas da doença do carrapato são febre, apatia, falta de vontade de comer e perda de peso. É justamente quando o cachorro estiver apresentando sintomas como esses que o banho não é recomendado.

Embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura.

Portanto, a doença do carrapato tem cura. Contudo, deve ser tratada o quanto antes para que se consiga impedir que o parasita se instale na medula óssea do cão e o torne persistentemente infectado. Contra a babesiose, o tratamento mais frequente consiste em duas injeções de um fármaco antiparasitário.

Existem remédios para animais de 2 kg a 56 kg, com dosagens específicas. Os preços do Bravecto podem variar de R$121 a R$280, de acordo com a loja e peso do cão.

Os sintomas têm início de forma repentina, com febre - de moderada a alta-, que dura geralmente de duas a três semanas, acompanhada de dor de cabeça, calafrios, congestão das conjuntivas (olhos vermelhos).

Quais são os sintomas da doença do carrapato?

  • Apatia;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Mucosas esbranquiçadas;
  • Alterações nos olhos (como uma uveíte), dentre outros.

O diagnóstico se dá pela junção dos sintomas e exames de sangue. O hemograma irá sugerir a doença quando for encontrado no exame a diminuição das plaquetas, podendo também apresentar diminuição dos glóbulos vermelhos (anemia) e queda dos glóbulos brancos (leucócitos, as células de defesa).

A Febre Maculosa ou Doença do Carrapato, também chamada de Rickettsiose ou Febre das montanhas rochosas, é uma infecção que pode ser extremamente grave. Ela pode levar rapidamente à morte em até 30% dos casos não tratados adequadamente.