Qual o remédio caseiro para curar glaucoma?

Perguntado por: ipadilha9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.

Um estudo realizado sobre um determinado produto que continha arando e picnogenol (um extrato da casca do pinheiro) determinou que essa substância é clinicamente capaz de diminuir a pressão ocular. O extrato de sementes de uva é um antioxidante que tem sido usado na redução do estresse ocular devido a brilhos intensos.

Uso de colírios e medicamentos para tratar o glaucoma
O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.

A cirurgia de glaucoma é feita a laser, normalmente com anestesia local e, na maioria das vezes, em ambiente totalmente ambulatorial. A tradicional tem como objetivo principal ampliar o canal de escoamento do humor aquoso, de modo que ele não se acumule.

3. Ovos. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Nao há contra indicações alimentares no glaucoma.

4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos

  • Óleos vegetais e margarina prejudicam a circulação. A margarina e os óleos vegetais são inimigos da saúde dos olhos e de todo o corpo. ...
  • Alimentos ricos em gorduras trans são prejudiciais para a saúde dos olhos. ...
  • Açúcar, diabetes e a má visão. ...
  • Bebidas alcoólicas em excesso.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

Sim. Porém não se sabe o real efeito benéfico destes diuréticos. Se realmente tem glaucoma, sugiro um tratamento com colírios. Se a pergunta é relativa a um tratamento coadjuvante fitoterápico, que possa ajudar nos resultados que já vem obtendo com seu tratamento convencional, então não tem nenhuma contra-indicação.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Independente de ela ter diagnóstico de glaucoma, não costumamos recomendar mais do que 1 h em qualquer tipo de equipamento eletrônico (ou celular ou tablet ou outro) por poder contribuir para o surgimento de outros problemas oculares.

O glaucoma é muito mais do que a elevação da pressão intra ocular - PIO. É considerada uma pressão normal aquela compreendida entre 10 e 20mmhg, porém existem glaucomas de pressão normal como também existem pacientes com pressão considerada alta e sem glaucoma.

Quem tem glaucoma pode tomar Dipirona? O uso de Dipirona em doses terapêuticas não interfere no aumento da pressão intraocular ou causa qualquer outro prejuízo, em casos de glaucoma.

MAS O QUE FAZ SUBIR A PRESSÃO NOS OLHOS? O consumo excessivo de alguns alimentos (como o café), estresse, posições de cabeça para baixo (geralmente realizadas em aulas de pilates e yoga) e segundo estudos recentes: a obesidade.

Estudos apontam: ingestão de vitamina b3 e alimentos ricos são arma contra o glaucoma. Segundo um estudo publicado na Clinical and Experimental Ophthalmology, a vitamina B3 (nicotinamida) presente em alguns alimentos pode prevenir danos às células nervosas que levam à cegueira no glaucoma.

Alho, cebola, manjericão e orégano
Agem também como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo desta forma contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.