Qual o remédio caseiro para cicatrizar feridas?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

9 cicatrizantes naturais (e como preparar)

  • Ligadura com mel. ...
  • Cataplasma de chá calêndula. ...
  • Compressas de camomila. ...
  • Gel de babosa. ...
  • Cataplasma de aveia. ...
  • Compressa de amor-perfeito. ...
  • Emplastro de milefólio. ...
  • Compressa de confrei.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

Quando usada como cataplasma (emplastro), ou seja, aquecida e aplicada sobre a pele, pode ajudar no processo de cicatrização, principalmente devido à abundância de antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a cicatrizar desde ferimentos como pequenos cortes até picadas de insetos, ajudando a diminuir o inchaço.

Cortes, feridas ou arranhões
O alho é um excelente desinfectante e antisséptico, pois elimina as bactérias de forma radical. Nas pequenas feridas do dia-a-dia, experimente: Esfregar a ferida com um dente de alho partido em dois, deixar atuar alguns minutos e depois colocá-la debaixo de água.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

Curativo com Hidrocolóides
Acelera o processo de granulação tecidual.

O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato. O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3).

Preparo: Abra a folha de babosa e retire a sua polpa, que deve ser de aproximadamente 4 colheres de sopa. A seguir coloque todos os ingredientes num pirex e leve ao microondas durante 1 minuto e mexa. Se for necessário coloque mais 1 minuto ou até que fique totalmente líquido e bem misturado.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Experimente: use o mel cru diretamente na área afetada em um movimento circular por um a dois minutos, depois lave. “As propriedades anti-sépticas naturais ajudam a prevenir infecções e proteger as feridas”, diz Engelman. Isso pode ajudar a reduzir as cicatrizes e o tempo de cicatrização.