Qual o remédio caseiro para bactéria no intestino?

Perguntado por: eviana6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos.

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

A claritromicina é um antibiótico do tipo macrolídeo e exerce sua ação antibacteriana inibindo a produção de proteínas pelas bactérias. Em alguns casos, os sinais de melhora surgem rapidamente após o início do tratamento; em outros casos é necessário um tempo maior para se obter os efeitos benéficos.

Beba água: a água é vital para a manutenção da saúde dos órgãos e sistemas. Além de ajudar a eliminar toxinas, ela lubrifica as paredes intestinais e contribui para a formação do bolo fecal ajudando na evacuação.

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Limpeza intestinal em um dia usando bananas
Coma apenas bananas maduras durante o dia para fazer uma limpeza no trato digestivo. Coma quando sentir fome e pare assim que estiver saciado para evitar comer demais ou pouco. Procure não colocar temperos ou outros alimentos, se possível.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Quanto tempo duram os sintomas da infecção intestinal? Os sintomas geralmente duram apenas 1 ou 2 dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias. Dependendo da causa, esses sintomas podem aparecer logo no primeiro dia após a infecção. A intensidade também varia, de acordo com o que provocou a infecção 1.

É importante, durante o quadro agudo da doença, evitar alimentos ácidos, como as frutas e sucos cítricos, e com cafeína. O consumo de leite também deve ser suspenso por alguns dias.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

Também devemos evitar doces concentrados, frituras e alimentos gordurosos, molhos e condimentos ácidos ou picantes, enlatados e conservas”, recomenda a gastroenterologista Amanda Medeiros.

vitamina D

A ação mais conhecida da vitamina D está diretamente ligada ao intestino, afinal a sua principal função é a de aumentar a absorção intestinal do cálcio, participando do transporte ativo deste íon¹.

Modo de fazer:
Lave bem os limões, parta cada um em 4 partes e tire as sementes. Coloque no liquidificador com açúcar ou adoçante e gelo.

Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP, constatou que pacientes com infecção intestinal têm mais propensão a desenvolver diabetes, obesidade, problemas cardíacos, intolerâncias alimentares e até mesmo doenças inflamatórias intestinais mais graves.

O que pode desinflamar o intestino? Existem vários alimentos que podem ajudar a desinflamar o intestino, principalmente aqueles que são ricos em fibras, água e antioxidantes. Alguns exemplos são frutas, verduras, legumes, gorduras saudáveis (azeite), grãos que não aumentam produção de fases, proteínas magras.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.