Qual o remédio bom para repor a cartilagem?

Perguntado por: lbarbosa9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

Sulfato de Glicosamina 1,5g Nova Quimica Genérico 30 Sachês
Um dos principais tratamentos para ossos fracos e frágeis é feito através de remédios para cartilagem com ação anti-inflamatória para devolver cálcio e fósforo ao corpo.

Para alívio de dor do desgaste da cartilagem, seu médico poderá te prescrever analgésicos, antiinflamatorios e fisioterapia.

"A cavalinha reforça o tecido conjuntivo, ajuda na sustentação, ajuda a produzir colágeno, então ela auxilia tanto ossos quanto as cartilagens", explica Sansoni.

O líquido sinovial encontra-se dentro das articulações e tem como objetivos lubrificar e nutrir a cartilagem. Acredita-se que na osteoartrite (artrose de joelho) esse líquido não está desempenhando sua função de forma adequada.

Alimentação. Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem.

A principal fonte de gordura saturada na alimentação ocidental é a pizza, que deve ser evitada por quem tem artrose no joelho. Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados.

Durante aquecimentos leves e até uma caminhada curta há um aumento de pressão na cartilagem, causando um “aperto na esponja” que faz o líquido sinovial fluir para dentro da articulação. Como resultado, a junta está pronta para ação e aumenta sua capacidade de reparação!

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

Atualmente, temos dado preferência a utilização de ácidos hialurônico de alto peso molecular, podendo chegar até 6 milhões de Daltons. Os ácidos hialurônicos mais atuais apresentam também alta viscosidade e alta viscoelasticidade. O Dr. Marcelo Tostes opta sempre pelo Orthovisc ou Synvisc One.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem. Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.

Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de adquirir os nutrientes necessários para que as células cartilaginosas fabriquem o colágeno. Esses nutrientes estão presentes em proteínas de origem animal, como carne vermelha, frango, peixes, ovos, peito de peru, entre outras.

Cúrcuma também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas. Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico.

O crescimento da cartilagem deve-se a dois processos: o crescimento intersticial, por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes; e o crescimento aposicional, que se faz a partir das células do pericôndrio.

Biscoitos, frituras e também bebidas alcoólicas.

A artrose e a artrite reumatoide são duas doenças que atacam a cartilagem que reveste as articulações do esqueleto humano e atingem, com maior frequência, pessoas a partir da meia-idade e da velhice.

O colágeno do tipo II é, portanto, o colágeno predominante na cartilagem dos nossos joelhos.