Qual o relaxante muscular que o diabético pode tomar?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Um relaxante muscular chamado dantrolene poderá ser um tratamento para uma forma rara de diabetes, a síndrome de Wolfram.

Quem é hipertenso, por exemplo, deve evitá-lo porque a dipirona altera a pressão sanguínea, diz o farmacêutico. Os analgésicos também desprotegem o estômago e o uso excessivo pode causar ou agravar quadros de gastrite e úlcera, alerta.

- Dor: a dor pode ser controlada com analgésicos simples (acetaminofeno, dipirona) e AINES (nimesulida, ibuprofeno, diclofenaco). Nos casos graves, usar preparações com codeína.

A classe de medicamentos, que envolve analgésicos comuns como ibuprofeno e diclofenaco, foi ligada a um aumento nos problemas cardiovasculares para maiores de 65 anos ou com a diabetes mal controlada.

Dentre eles estão a amitriptilina, a carbamazepina, a gabapentina e a pregabalina (Obs: Há inúmeros nomes comerciais para esses medicamentos).

Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar (sacarose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Recomenda-se a administração da solução oral (gotas) ao invés de solução oral.

Atenção: Este medicamento contém açúcar (sacarose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Interações medicamentosas: Nimesulida não deve ser usado em conjunto com drogas que potencialmente causem danos ao fígado.

Torsilax está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

Tomar Ibuprofeno Aumenta o Risco de Insuficiência Cardíaca em Pessoas com Diabetes Tipo 2. O uso a curto prazo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, está associado a internações por insuficiência cardíaca em pacientes com diabetes tipo 2.

Os glicocorticoides, como prednisona, prednisolona, dexametasona, beclometasona e hidrocortisona, são utilizados na prática clínica como anti-inflamatórios e imunossupressores. Estes medicamentos são os mais frequentemente associados com o desenvolvimento de hiperglicemia e diabetes mellitus.

Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Se você estiver tomando aspirina, outros AINEs, anticoagulantes ou quaisquer outros medicamentos, consulte um profissional de saúde antes de utilizar.

O uso de corticoesteroides – como a dexametasona – pode, por si só, levar ao surgimento de diabetes se utilizado por um longo período de tempo. Para aqueles que já tem diabetes, o uso dessas medicações pode procovar uma descompensação da doença, visto que interferem no metabolismo do açúcar, levando à hiperglicemia.

O uso de meloxicam com medicamentos antidiabéticos orais (sulfoniluréias , nateglinida), pode levar ao aumento destes fármacos e do meloxicam no organismo. O médico deve monitorar cuidadosamente os pacientes que utilizam meloxicam com sulfoniluréias ou nateglinida, pois pode ocorrer hipoglicemia .

Atenção diabéticos: PROFENID Entérico contém açúcar (42 mg/comprimido de sacarose e 20 mg/comprimido de dextrina). Pode ocorrer sonolência, tontura ou convulsão durante o tratamento com cetoprofeno. Caso estes sintomas ocorram você não deve dirigir veículos ou operar máquinas.