Qual o relaxamento que menos agride o cabelo?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Relaxamento com hidróxido de guanidina: o hidróxido de guanidina é uma evolução do hidróxido de cálcio. Este composto é indicado por ter uma ação mais lenta e menor tendência a causar irritabilidade, quando comparado ao sódio.

Ele muda a estrutura do fio. É muito interessante. Já a progressiva não muda não”. Com sua experiência no ramo, o Carlos Alberto explicou: “O relaxamento é mais agressivo.

O botox no cabelo cacheado é um dos tratamentos com melhor resultado: diminui o volume, reduz o frizz, fios mais macios e saudáveis!

O hidróxido de sódio tem maior poder de alisamento e, por isso, é indicado para cabelos extremamente crespos e resistentes, como os étnicos, por exemplo. Já a guanidina permite a realização de relaxamentos e alisamentos em diferentes níveis de ondulações e espessuras.

Tioglicolato x guanidina
Já a guanidina, é indicada nos fios crespos e suas variantes de potência (suave, médio e forte). A vantagem do tioglicolato de amônia é o liso muito brilhoso e intenso, e da guanidina o procedimento é mais rápido.

Várias substâncias químicas podem ser usadas com esse fim: as mais seguras são tioglicolato de amônio, ácido tioglicólico, carbocisteína, guanidina e hidróxido de potássio, disponíveis em concentrações variadas em produtos alisantes.

Cabelos lisos
Quem já tem as madeixas lisas, mas quer um brilho maior pode recorrer às escovas com aminoácidos, como a indiana, que mistura chá verde e outras especiarias, ou relaxamentos, que são a versão mais fraca dos alisamentos, podendo dar o resultado de brilho sem alterar a forma capilar.

Tioglicolato de amônio é o alisante menos agressivo ao cabelo.

Existem, sim, algumas desvantagens em realizar o relaxamento. "O procedimento danifica a fibra e pode provocar quebra no fio se forem manipulados de forma errada (pois provocam a quebra da estrutura capilar). Podem, ainda, queimar a pele e o couro cabeludo.

O alisamento deixa os fios bem lisos e chapados, e é ideal para quem realmente deseja uma mudança definitiva no cabelo já que não haverá a opção de voltar ao cachos sem ter que passar pela transição e o big chop. Já o relaxamento não muda a estrutura dos fios, deixando eles apenas menos volumosos e mais disciplinados.

Também conhecida como plástica dos fios, a cauterização capilar é indicada para recuperar cabelos que precisam de uma reconstrução profunda e gradual - seja por conta do ressecamento excessivo ou dos danos causados por procedimentos químicos, como colorações e alisamentos.

A escova progressiva apesar de não ter muito poder de alisamento como falam,ela deixa o cabelo com aspecto mais liso do que no relaxamento, porque na escova progressiva o cabelo é escovado e pranchado para atingir o aspecto mais liso em cabelos que não sejam muito crespos ou afros.

O hidróxido de cálcio apresenta melhores resultados e é indicado para aplicação em cabelos cacheados e volumosos. Além dos hidróxidos, a guanidina e o tioglicolato de amônia também apresentam ótimos resultados quando o assunto é relaxamento de cachos.

Passo 1: em um recipiente, adicione três colheres de sopa da máscara de hidratação da sua escolha, duas colheres de sopa de mel e misture muito bem. Passo 2: aplique no comprimento e pontas do cabelo úmido, depois de lavar com shampoo. Passo 3: aguarde uma hora usando uma touca térmica ou aquela de banho mesmo.

Para quem é indicado: indicada para cabelos crespos ou mistos. Mas atenção: de acordo com a cabeleireira, se você já tem químicas no cabelo, como por exemplo aquelas com amônia e hidróxido de cálcio, consulte um profissional antes de aplicar a guanidina. Do contrário, ela pode até causar queimaduras no couro cabeludo.

De acordo com a profissional, o tioglicolato é indicado para cabelos com grau de ondulação I ao IV, que vai do liso ao cacheado, e não deve ser utilizado em madeixas com hidróxidos, mechas mais claras que o loiro claro (8.0) e em quantidade acima de 50%.

A guanidina em si não estraga o cabelo, mas se o procedimento não for feito de forma adequada, ou aplicado em fios já fragilizados, pode sim causar danos nas madeixas. Por isso, é imprescindível a avaliação de um profissional cabeleireiro antes de aplicar o produto.

Trata-se de um alisante seguro, devido à sua ação programada por liberação de gás de amônio, o que minimiza o risco de danificar a fibra capilar. Além disso, outro fato que proporciona maior segurança em seu uso é a compatibilidade com o peróxido de hidrogênio.

A Pantovin Three Therapy possui o alisante sem formol ideal para sua progressiva capilar. O kit Nanoplastia 1 Litro + Kit Teia Caviar 500g foi desenvolvido para pessoas que buscam um alisamento ou redução de volume e fios saudáveis, sem a utilização de formol.

cabelo não sente falta de química porque. química formal ou qualquer outro componente químico que alisa o cabelo não é algo natural do nosso cabelo não é algo que faz parte do nosso cabelo para que um dia ele sinta falta disso não exija o nosso corpo humano do que ele precisa.

Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.