Qual o refrigerante mais saudável do Brasil?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Um motivo que torna o refrigerante uma opção ruim é o fato de esta bebida não conter muitos nutrientes. Além de possuir muito açúcar, ele também tem uma quantidade elevada de sódio. O sódio em excesso prejudica a circulação sanguínea e causa a famosa retenção de líquidos.

Por certo, os refrigerantes sem gás, como por exemplo, o Ice Tea, o Santal e o Joi têm menos açúcar. De facto têm uma média 3 colheres de sobremesa de açúcar (60 Kcal em açúcar).

Embora a opção por um refrigerante diet possa ajudá-lo a reduzir as calorias, há muitas opções mais saudáveis, incluindo:

  • Água com gás com infusão. ...
  • Chá verde com gás. ...
  • Kombucha. ...
  • Água com hortelã e pepino. ...
  • Chás de ervas ou de frutas. ...
  • Água de coco.

No geral, a Coca-Cola Zero é vista como uma opção de bebida mais saudável em comparação à Coca-Cola tradicional, pois não contém açúcar e calorias em excesso. Os ingredientes da Coca-Cola Zero incluem: Água carbonatada: água com dióxido de carbono dissolvido para dar à bebida sua efervescência característica.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Verdade! O refrigerante zero é muito conhecido por não conter açúcar, mas, em compensação, o sódio vem em quantidades muito maiores. O problema é que a presença exacerbada de sódio no sangue pode provocar hipertensão, problemas renais e retenção de líquidos.

Para a nutricionista Bárbara de Bem, tanto o refrigerante comum como o zero podem ser prejudiciais: — Além dos corantes e aditivos comuns aos dois, o normal possui uma quantidade relevante de açúcar. Já o diet, apesar de não ter açúcar, possui adoçantes artificiais na sua composição.

Apenas uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar, o que aumenta bastante os níveis de açúcar no sangue e diminuem a ação da insulina no organismo. Assim, se ingeridos regularmente, os refrigerante podem levar ao desenvolvimento de diabetes.

O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

Segundo a nutricionista, os refrigerantes possuem calorias vazias, ou seja, têm calorias, mas não nutrientes. Cláudia afirma que o limite de consumo não deve passar de dois copos por dia. "A bebida não deve fazer parte da alimentação diária das pessoas.

Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja. Isso favorece o ganho de peso já que o açúcar, quando consumido em excesso, parte dele é transformada em gordura e depositada no corpo.

Qual é o melhor refrigerante?

  1. Guaraná Antarctica. Um clássico brasileiro, o refrigerante Guaraná Antarctica é um dos favoritos de muitas pessoas no Brasil. ...
  2. Coca-Cola. Não tem como falar sobre refrigerante sem falar sobre a Coca-Cola, um dos mais consumidos de todo o mundo. ...
  3. Fanta Laranja. ...
  4. Kuat Guaraná ...
  5. Sprite.

Coca-Cola Zero

A Coca-Cola Zero possui 49 mg de sódio (350ml) e a Coca-Cola Light, 40 mg, enquanto a Coca-Cola regular tem 18 mg de sódio/350ml. Essas informações estão disponíveis no rótulo dos refrigerantes para consulta do consumidor.

Afasta doenças cardíacas
O excesso de sódio nos refrigerantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Reduzir o consumo de bebidas açucaradas ajuda a diminuir a pressão arterial.

Para quem não consegue ficar sem refrigerante, a marca H2oh pode ser uma boa saída.