Qual o refrigerante mais antigo no Brasil?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Lançado em 1921, mas fruto de pesquisas que se desenvolviam desde 1905, o Guaraná Champagne da Antarctica – ou simplesmente Guaraná Antarctica, como foi rebatizado em 2002 – é o mais antigo refrigerante brasileiro.

Os primeiros refrigerantes da história continuavam, portanto, sendo comercializados como produtos medicinais – e foi também um farmacêutico, o americano John Pemberton, quem criou o mais famoso deles, a Coca-Cola, em 1886.

A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria Coca-Cola. Assim como o refrigerante criado em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886, a bebida cor-de-rosa também foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes.

A Pepsi, assim, como sua grande rival, a Coca-Cola, foi inventada por um farmacêutico. A fórmula é do americano Caleb Bradham e foi criada em 1898. A da Coca-Cola foi em 1886. A diferença é que o inventor da Pepsi estava procurando criar uma "bebida refrescante".

Coca-Cola

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

1921

Logo os primeiros refrigerantes de cola chegaram ao Brasil e começaram a ganhar muita popularidade entre os brasileiros. Com tal fama crescendo a cada dia, em 1921, nosso país começou a dar os primeiros passos para fabricar essa bebida também.

O nome e o logotipo "Coca-Cola" são atribuídos a Frank Robinson, gerente da Pemberton Chemical Company. Inicialmente, o xarope caramelizado era vendido em farmácias como remédio contra dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso.

O refrigerante 7UP foi introduzido no Brasil em 1995, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado dois anos depois.

Coca-Cola

Coca-Cola é a marca mais escolhida do Brasil, aponta estudo; veja o top 50. Um levantamento realizado pela Kantar, o Brand Footprint, mapeou as marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2021 e mostrou que Coca-Cola, Ypê e Italac marcam a liderança do gosto nacional.

O Guaraná Antarctica, segundo lugar no ranking, também foi atuante na crise.

"O Guaraná Jesus é um produto diferenciado e de forte tradição, que merece ser conhecido em todo o país. Por isso, não é mais restrito ao estado do Maranhão. O plano de expansão contempla praças onde há potencial de consumo, o que nos levou, neste momento, a iniciar a distribuição em São Paulo, Minas e Paraná.

Hoje, a Coca-Cola comanda 43,7% do mercado de refrigerantes carbonatados, enquanto a Pepsico tem 24,1%, de acordo. Porém, a Coca tem uma capitalização de mercado de US$ 185 bilhões, enquanto a PepsiCo chega aos US$ 188 bilhões.

A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”.

A criatividade nascida da necessidade mais extrema produziu a Fanta, em 1941. Foi na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.