Qual o ranking do Brasil na reciclagem?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

01/06/2022 21h48 Atualizado há um ano. Brasil fica em 81º lugar em índice de desempenho ambiental. O Brasil enfrenta também outros desafios ambientais, segundo o ranking ... São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem.

A distância dos países líderes é bastante expressiva: a Alemanha recicla 56,1% dos resíduos, a Áustria, 53,8% e a Coreia do Sul, 53,7%. O Brasil lidera em reciclagem de ... Saiba quais são os países que mais reciclam. Alemanha, Coreia do Sul e Áustria são exemplos a seguir.

O Brasil figura entre os principais países recicladores de papel do mundo. Em 2018, 5,1 milhões de toneladas retornaram para o processo produtivo. O índice de reciclagem geral para o papel é de 66,9% (2019).

Reciclagem no mundo e no Brasil
Segundo o mesmo estudo, no Brasil, os primeiros programas de reciclagem surgiram há cerca de 30 anos e o país lidera mundialmente a reciclagem de alumínio com 87,2% sendo reaproveitado. Com o papel reciclamos 52,3% do que é produzido.

Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica, a ausência de estrutura ...

O Brasil é recordista mundial no recolhimento e reciclagem de latas de alumínio. Em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história.

Esta quarta-feira (17) é Dia Mundial da Reciclagem. No Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. O nome da imagem pode ser “quase nada”. O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022.

Em ordem: Áustria (1 º lugar), Alemanhã (2 º lugar), Bélgica (3 ºlugar), Holanda (4 ºlugar), Suíça (5 ºlugar), Suécia (6 ºlugar), Luxemburgo (7ºlugar), entre outros.

O Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), ficando atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º). Durante a pandemia, a produção de resíduo domiciliar cresceu cerca de 10% e deve chegar em média 25% ou mais, segundo a Abrelpe.

Embalagens de salgadinho, garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo latinhas de alumínio são apenas alguns exemplos dos lixos descartados diariamente.

Estados Unidos

Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil, Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.

O índice acima dos 90% é a média nacional, mas no recorte regional há diferenças consideráveis: enquanto as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste ultrapassam a média – o Sudeste, por exemplo, chega 98,6% –, Norte e Nordeste apresentam taxas abaixo de 83%, indicando que uma boa parcela da população não tem acesso à coleta ...

A economia brasileira perde cerca de R$ 120 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reciclados, mas são deixados no lixo.

São Francisco

São Francisco, nos Estados Unidos, é considerada uma das cidades que mais recicla resíduos sólidos urbanos no mundo, com uma taxa de recuperação de 84% dos resíduos produzidos.

São Paulo é a cidade que mais produz resíduos no país: 12 mil toneladas por dia; veja dados O Globo Repórter desta sexta-feira (18) falou sobre a importância da reciclagem e mostrou ...

Erros que prejudicam a reciclagem de papelão

  • Descartar os papelões no lixo comum. ...
  • Não fazer a separação dos resíduos. ...
  • Não destinar os resíduos para os locais adequados. ...
  • Jogar fora os resíduos que parecem destruídos. ...
  • Não contratar uma empresa aparista.

Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.

O website britânico Hassle.com divulgou sua lista das 28 cidades mais limpas do mundo, e entre elas, Curitiba é a única representante do Brasil. A capital do Paraná se destacou por programas como o Câmbio Verde, que troca lixo por alimentos, e pelas árvores existentes na área urbana.