Qual o ranking do Brasil na leitura?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

52ª posição

Estudo revela desempenho do Brasil em leitura: 52ª posição no ranking global.

Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Os fatores para o afastamento da leitura no Brasil são inúmeros, porém alguns deles podem ser analisados.

60ª posição

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking mundial de qualidade de educação. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição. Em primeiro lugar está Cingapura, seguido de Hon Kong e Coreia do Sul. Na última posição está Gana.

O estudo apontou que o número de leitores no país caiu de 56% para 52% — totalizando os 4,6 milhões. Ele considera como leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses antes da aplicação da entrevista.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto pró-livro (IPL), realizada em parceria com o Itaú Cultural, mostra o índice das capitais que mais leram em 2019. O estudo apontou que cinco das 10 capitais ficam no Nordeste. A campeã João Pessoa, Capital da Paraíba, tem 64% da população classificada como leitora.

mesesArquivo/José Cruz/Agência Brasil A leitura é um hábito de 56% da... nenhum livro nos últimos três meses, representam 48% da população,... Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro,... faixa etária cujo número de leitores cresceu em 2019.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

Em relação à leitura de livros, o estudo apresenta a Argentina no topo da lista com índice de 55%, seguido pelo Chile (51%), Brasil (46%), Colômbia (45%), Peru (35%) e México (20%), enquanto na Espanha o índice é de 61%.

Há mais pessoas do gênero feminino lendo, conforme indica o estudo. 59% delas responderam possuir o hábito de ler, contra 52% dos homens. Já com relação à faixa etária, o público que mais lê no Brasil são os pré-adolescentes de 11 a 13 anos. Destes, 84% lêem com frequência.

Qual é o recorde de leitura? Howard Berg estabeleceu o recorde mundial de leitura dinâmica no Guinness. Seu feito é a incrível capacidade de ler mais de 25 mil palavras por minuto.

a Bíblia Sagrada

O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos.

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Em termos percentuais, o País é o décimo pior avaliado, atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia, Indonésia, Colômbia, Uruguai e Tunísia.

japonês

japonês Além dos milhares de luminosos, dos prédios modernos e altíssimos e dos templos milenares, existe algo a mais no Japão que vale a pena ser experienciado: o povo japonês, o mais educado do mundo.

Nos últimos 10 anos, o Brasil caiu 25 posições no IPC, saindo da 69ª para a 94ª colocação, tendo a pior avaliação registrada em 2018 e 2019, com 35 pontos, e o segundo pior desempenho em 2017, com 37 pontos: 2012: 43 pontos. 2013: 42 pontos.

Da baixa renda de parcela populacional expressiva ao desrespeito à Constituição, são muitas as causas do pífio índice de leitura no Brasil. Entretanto, o problema não tem apenas origem social ou referente ao preço dos livros, pois também nas classes média e alta lê-se pouco.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

A importância da leitura
A 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, aponta que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos.

Segundo o último levantamento realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), a faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura, independentemente do ...