Qual o ramo alimentício que mais cresce no Brasil?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

As principais são:

  • Fast foods. No Brasil, as grandes redes de refeições rápidas têm muito apelo junto ao consumidor e seguem em pleno crescimento. ...
  • Alimentação alternativa. ...
  • Alimentação saudável. ...
  • Microcervejarias. ...
  • Comidas gourmet. ...
  • Cafés. ...
  • Comidas Prontas. ...
  • Distribuidora de bebidas.

Uma combinação que promete fazer ainda mais sucesso em 2022 são as barras de wafer, que nada mais são do que camadas de chocolate, recheio e folhas de biscoito wafer, banhadas em chocolate ao leite ou amargo.

De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.

Espaguete

De acordo com pesquisas do setor alimentício, o macarrão está presente em 98,7% dos lares brasileiros, sendo, o espaguete, o grande expoente de vendas da categoria, representando cerca de 60% desse total.

RESULTADOS: Arroz, feijão, café, pães, hortaliças e carne bovina permaneceram como base da alimentação dos brasileiros, sendo os seis itens mais consumidos em ambos os inquéritos.

Então, um processo de inovação na indústria de alimentos precisa obedecer fluxos de registro e demais questões legais. Daí a presença importante de uma consultoria.
...
Produtos alimentícios: o que é inovar de verdade?

  1. Confiança;
  2. Inovação;
  3. Diminuição do atrito com a marca;
  4. Sustentabilidade;
  5. Opções de alimentação saudável.

Sem dúvidas o e-commerce é um dos setores que mais crescem no Brasil. As vendas pela internet tiveram um grande destaque durante a pandemia e a tendência é que continuem dessa forma. Nesse sentido, o faturamento do setor foi de R$ 161 bilhões, em 2021, 27% a mais do que no ano de 2020.

Quais são os setores que mais crescem no Brasil mesmo em tempos de crise?

  • 1- Negócios Digitais/ Infoprodutos. ...
  • 2- Alimentação saudável. ...
  • 3- Mercado da beleza. ...
  • 6- Pets. ...
  • 8- Microcervejarias. ...
  • 9- Desenvolvimento de aplicativos. ...
  • 10- Bem-estar em empresas.

Duas tendências de alimento que ganharam destaque recentemente são os alimentos plant-based que imitam carne, bem comum de ver nos congeladores dos supermercados, assim como os leites e queijos vegetais.

Produtos à base de plantas, mais visibilidade do veganismo, vegetarianismo, e-food e “comida caseira”, são algumas das tendências que prometem estar em alta em 2022 na gastronomia mundial.

Roupas e acessórios
O setor de moda e vestuário segue na liderança dos produtos mais vendidos na internet em 2022. De acordo com a 7ª edição do relatório Nuvemcommerce, as roupas e acessórios representaram nada menos que 41% das vendas dentro da plataforma de e-commerce Nuvemshop no último ano.

Os novos modelos de negócios
Entre elas, estão os serviços por assinatura, delivery de tudo, telesserviços (serviços oferecidos 100% online, como consultas médicas e terapia à distância), infoprodutos (como cursos online e e-books) e produtos ou serviços relacionados à saúde física e mental e à consciência ambiental.

No que investir neste ano?

  1. Tesouro Selic. Esse investimento é um título emitido pelo Governo que paga, aos investidores, a taxa básica de juros, chamada taxa Selic. ...
  2. Títulos privados. Os títulos privados — que incluem o CDB, LCI e LCA — são parecidos com o Tesouro Selic. ...
  3. Fundos de investimento. ...
  4. Ações. ...
  5. CDB. ...
  6. BDR.

Os hábitos alimentares dos brasileiros acabam de ser mapeados pelo IBGE, através do estudo "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil", que mostrou que o café é o alimento mais consumido entre os brasileiros (215,1g), seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina ...

São quatro as categorias de produtos que os consumidores têm mais interesse em comprar na Black Friday deste ano: vestuário (57%), eletrônicos 52% (TV, computador, videogame), calçados (48%), celular e smartphone (47%), que tiveram crescimento na intenção de compra de 11%, 8%, 11% e 12%, respectivamente, em relação a ...

No quesito culinária favorita, a italiana é a campeã entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa Hábitos Alimentares dos Brasileiros, 41% das pessoas responderam que preferem comida italiana.
...
Comida italiana: as favoritas dos brasileiros

  • lasanha;
  • pizza;
  • macarrão à bolonhesa;
  • risoto;
  • carbonara.