Qual o queijo mais rico em proteína?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

parmesão

O parmesão ainda é o queijo que conta com a maior concentração de proteínas, 50 gramas do alimento possuem 35% das necessidades diárias do nutriente.

A diretora do NYU Food Lab acredita que queijos mais duros como parmesão, pecorino ou gouda também estão entre as opções mais saudáveis, quando consumidos com moderação.

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Para quem está de dieta, os queijos mais adequados acabam sendo o cottage e a ricota, além da versão light do queijo minas frescal. Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).

Alimentos ricos em proteína
Os alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico como o leite, o iogurte natural, o queijo, o requeijão, o ovo ou a carne de frango ajudam a recuperar o músculo do esforço que fez durante o treino e a manter as suas células saudáveis.

A carne bovina magra, por exemplo, tem cerca de 26,4 g de proteína por 100 gramas. Já os queijos em geral contém uma alta quantidade de proteína animal, com 26 g a cada 100 gramas.

“Assim, se o objetivo é perder peso, prefira consumir o queijo cottage ou a ricota, que são as opções com baixo teor de gordura”, completa. Contudo, o queijo branco (queijo minas frescal ou queijo minas meia cura), diferente do que muitos pensam, tem teor de gordura similar a outros queijos amarelos.

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista. Esses tipos de queijo possuem diferentes tipos de apresentação, podendo ser comprados de corte, em pote ou até em pasta. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

O cottage é um dos queijos que contém menor quantidade de gordura e de calorias, podendo ser um grande aliado de dietas com controle de calorias e gordura, como as dietas para perda de peso. Porém, também apresenta uma menor quantidade de proteína, quando comparado com outros queijos, como o parmesão e a mussarela.

- Os queijos amarelos, como o parmesão, o provolone, o suíço e o prato têm uma quantidade de gordura maior que os outros tipos de queijo, por isso, podem contribuir para o aumento do colesterol. Já os queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, são os mais engordativos.

Confira as dicas dos queijos especiais que deixarão o seu café mais gostoso:

  • Queijo Minas Artesanal. O queijo minas artesanal, reconhecido nacionalmente, é um produto diferenciado que vai dar um gostinho especial para o seu café. ...
  • Queijo Brie. ...
  • Queijo Camembert. ...
  • Queijo Gorgonzola. ...
  • Queijo Minas Frescal.

Acerte no queijo
Em contrapartida, os queijos cottage e ricota são grandes aliados para a dieta tanto de emagrecimento quanto para prática esportiva, com menos calorias, gordura e sódio. Consequentemente, essas substâncias dão lugar a uma quantidade maior de proteínas por porção. Quanto mais branco, melhor!

Podemos dizer, de forma simplificada, que os queijos frescos e brancos são os mais indicados para quem deseja emagrecer, pois contêm baixo teor de gordura e elevada quantidade de proteína. Já os queijos duros e azuis apresentam grandes concentrações de gordura, sódio e, até mesmo, corantes artificiais.

Estudos mostram que este alimento é rico em leucina, um tipo de aminoácido que favorece o aumento muscular. Um copo (200 ml) de leite tem até 6g de proteínas. Os derivados, como os queijos, também são indicados.

Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.

Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”. A mesma quantidade vale para os queijos brancos.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.