Qual o queijo indicado para quem tem intolerância à lactose?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Quais são os melhores queijos sem lactose para consumir? Para quem tem intolerância ou quer seguir uma dieta mais pobre em lactose, existem algumas alternativas interessantes. É possível recorrer aos tipos de queijos comuns (como mozzarella, parmesão e minas) em versão zero lactose.

Além dos queijos e requeijão sem lactose, geleias naturais, tahine, pastas de castanha e manteiga de amendoim podem ser ótimas opções de acompanhamentos para os lanches. “Aproveitem as dicas de como substituir e usar corretamente os alimentos sem lactose.

Todos os alimentos derivados do leite contêm lactose
Esse é o caso dos queijos maturados, como parmesão, gruyére, emmental, gouda e provolone. Os queijos que contêm a inscrição “zero lactose” na embalagem, por sua vez, recebem adição da enzima lactase, que destrói a lactose.

O Queijo Mussarela Zero Lactose Fatiado Santa Clara é um queijo especial que utiliza a enzima lactase para quebrar a lactose do queijo, garantindo um dia a dia sem desconfortos para aqueles que tem intolerância à lactose.

Tendo como principal característica a filagem, o queijo Mussarela é comercializado fresco, normalmente sendo um queijo com alto teor de lactose. A versão Zero Lactose utiliza a enzima lactase para quebrar a lactose do queijo, permitindo um dia a dia normal e sem desconfortos para quem tem intolerância à lactose.

Os alimentos produzidos com leite animal e seus derivados contêm lactose, como o creme de leite, leite condensado, leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, queijo, e também todos os alimentos elaborados com esses ingredientes, como bolos, crepes, pudins, sorvetes, brigadeiros, tortas, pizzas, sanduiches, etc.

A receita tradicional do pão francês vai farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal. O que faz com o que produto seja consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.

- Leite zero lactose: Foi desenvolvido especialmente para quem sofre com intolerância à lactose. A lactose é o nome dado ao açúcar do leite. Quem sofre com intolerância ao composto, não possui no trato digestório a enzima lactase.

Pão de queijo
Porém, não é todo mundo que pode consumir essa delícia, como é o caso dos intolerantes à lactose. A boa notícia é que existem receitas sem lactose. Em algumas versões, o queijo é substituído por batata, mandioca, batata-doce e outros ingredientes que garantem a textura muito parecida com a tradicional.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

A intolerância à lactose não pode ser evitada, mas é possível evitar seus sintomas com mudanças alimentares. Beber leite semi-desnatado ou desnatado também pode resultar em menos sintomas. Os leites vegetais são uma boa opção, além de produtos cujo rótulo indica que são “sem lactose“.

Se a intolerância à lactose não é detectada e diagnosticada, os problemas digestivos poderão ferir a mucosa e a flora intestinal e, em longo prazo, podem alterar a permeabilidade intestinal e permitir que algumas substâncias de tamanho considerável entrem na circulação sanguínea, produzindo uma série de problemas ...

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

A explicação para isso está na deficiência da produção da lactase por alguns organismos, uma enzima capaz de quebrar e digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite, formado por dois carboidratos específicos: a glicose e a galactose.

O básico que devemos saber: – Massas simples – macarrão, nhoque, spaguetti, tagliatelle, fusilli, entre outras – não vão leite.