Qual o QI de um retardado?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os indivíduos com Q.I. de 71 a 89 são chamados retardados, embora haja uma preferência para designar crianças desse nível como de aprendizagem lenta porque o termo retardado é às vezes empregado pejorativamente (DORIN, 1975, p.

A partir da promulgação da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), norma de estatura constitucional, não é mais possível manter qualquer restrição ao direito ao trabalho da pessoa com deficiência, incluídas as pessoas com deficiência intelectual, metal ou grave na condição de dependente segurado.

Educáveis: QI entre 76 e 89, a inteligência é dita “limítrofe ou lenta” e estas crianças conseguem se adaptar em classes comuns (ainda que com muitas dificuldades, visto o sistema de ensino atual) embora necessitem de acompanhamento psicopedagógico especial.

pode dirigir quem tem essa doença? Infelizmente não. O retardo mental ocorre por algum dano ao cérebro que afeta seu desenvolvimento impedindo que o potencial cognitivo da pessoa seja atingido em sua plenitude.

As pessoas com deficiência intelectual, que há 40 anos morriam na adolescência, hoje podem viver mais de 60 anos. Como estão vivendo mais, outros problemas orgânicos estão surgindo.

O retardo mental, denominado mais recentemente como deficiência intelectual (DI), é um transtorno neurológico comum na infância e adolescência. Os déficits encontrados envolvem a cognição e o comportamento adaptativo, com início antes dos 18 anos.

O autismo, por outro lado, é definido principalmente por dificuldades sociais, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, a deficiência intelectual vem com um conjunto de atrasos no desenvolvimento que podem incluir dificuldades sociais e que podem confundir os médicos.

Sim! Quem tem deficiência intelectual ou mental pode ter aposentadoria do deficiente. Isso porque, quando possui impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e isso faz com que ela tenha algumas barreiras na vida em sociedade, é considerada pessoa com deficiência.

A comprovação da deficiência e o seu grau serão atestados por uma perícia médica realizada no INSS, bem como a data em que ela se iniciou.

Morar sozinho é um direito de todos, garantido na Lei Brasileira de Inclusão. Se uma pessoa com qualquer tipo de deficiência, não apenas a intelectual, desejar morar sozinha, ela pode - basta contar com os apoios necessários em sua rotina.

Retardo mental leve (Qi entre 50-69) Retardo mental moderado (Qi entre 35-49) Retardo mental grave (Qi entre 20-40) Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

F70. 1 Retardo mental leve - comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento”, de origem multifatorial.

QI entre 81 – 90: Embotamento ligeiro. Simplório, mas convive bem socialmente. QI entre 66 – 80: Limítrofe. Consegue pouco nos estudos.

O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas). Vale ressaltar que a avaliação é baseada no comprometimento global e não em uma área específica.

CID F71: o que significa? CID F71 – Retardo Mental Moderado é observado quando o paciente tem QI entre 35 e 49. Adultos com CID F71 têm idade mental de 6 a menos de 9 anos e precisarão de assistência em grau variado para viver em sociedade.

O neurologista, médico que se especializou em neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. O neuropediatra trata doenças neurológicas em crianças.

O diagnóstico feito pelo médico para o atraso no crescimento da criança poderá ser incluído no seu registo médico pessoal.
...
Os exames que podem ser realizados para o diagnóstico incluem:

  1. exames de sangue (como hemograma completo ou diferencial sanguíneo)
  2. estudos hormonais.
  3. raio X das mãos (como uma medida de crescimento)

Em resumo, a principal diferença entre deficiência mental e doença mental é que, na deficiência mental, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem, mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos aumentados ou ...

TERMO CORRETO: deficiência mental. São pejorativos os termos retardado mental, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental etc.

Continuar lendo