Qual o protocolo de triagem mais utilizado no Brasil?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

protocolo de Manchester

Foi nesse contexto que o protocolo de Manchester surgiu e acabou sendo o mais difundido em hospitais brasileiros, já que é de fácil aplicação e treinamento para as equipes.

O protocolo de Manchester é um método de triagem de pacientes que os classifica de acordo com a gravidade do seu quadro clínico. Assim, as pessoas com problemas que representam risco de vida são atendidas primeiro.

No Protocolo de Manchester, os profissionais de saúde precisam efetuar uma avaliação do quadro clínico do paciente. O objetivo é identificar o risco do quadro em questão, colocando uma pulseira no indivíduo que indica a gravidade do seu caso e a priorização do seu atendimento.

Conheça as cinco classificações do protocolo de Manchester:

  • Vermelho — Emergência. Requer atendimento imediato.
  • Laranja — Muito urgente. Atendimento nos próximos 10 minutos. ...
  • Amarelo — Urgente. Atendimento em até 60 minutos.
  • Verde — Pouco urgente. Atendimento em 120 minutos.
  • Azul — Não urgente.

O Protocolo de Manchester é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso.

Fitch eleva de “BB-” para “BB” classificação de risco do Brasil, com perspectiva estável.

É caracterizada por três categorias essenciais sendo estas: “emergente (doença ou lesão de risco de vida ou com risco potencial que exige o tratamento imediato), imediato (lesão ou doença não-aguda sem risco de vida) e urgente (doença ou lesão secundária que necessita de tratamento em nível de primeiros socorros).

Vermelho: representa emergência, com atendimento imediato a pacientes com risco iminente de morte. Laranja: muito urgente, com paciente grave e atendimento necessário em 10 minutos. Amarelo: urgente, com gravidade moderada. Paciente deve ser atendido em até 60 minutos.

O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos.

O protocolo de Manchester permite que os profissionais atendam os pacientes no tempo máximo de espera, sem colocar em risco suas vidas, o que contribui para o aumento da segurança.

O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.

Durante a triagem, é feita uma avaliação rápida do estado de saúde ou da situação social da pessoa que busca ajuda, com base em informações como sintomas apresentados, histórico de saúde, idade, condições socioeconômicas, entre outros fatores relevantes.

Durante o processo de triagem, o paciente é submetido a avaliação inicial (queixa principal, sinais e sintomas aparentes, antecedentes clínicos, cirúrgicos, alérgicos e de imunização, parâmetros vitais, registro da data e horário de chegada) e classificado em cores de acordo com o nível de complexidade do caso.

Na escala, são avaliados os seguintes pontos: estado mental, oxigenação, sinais vitais, motilidade, deambulação, alimentação, cuidado corporal, eliminação e terapêutica. A pontuação varia de acordo com quadro do paciente.

Vermelho (emergência): indica risco imediato, o que requer urgência no atendimento; Laranja (muito urgente): paciente com quadro grave, que demanda rápido atendimento; Amarelo (urgente): determina tempo de espera máximo de 60 minutos; Verde (pouco urgente): um caso que precisa de atendimento, mas sem grande urgência.

O que é um protocolo de atendimento? Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação. Deve ser enviado via e-mail, SMS ou informado via telefone.

Com a triagem de Manchester, os profissionais podem priorizar os casos mais graves, dando a devida atenção para pacientes em situações de emergência. Desse modo, diminui-se os riscos que os pacientes correm, além de permitir que os médicos e enfermeiros possam direcionar sua atenção para onde for necessário.

O Protocolo de Manchester trata-se de um método de triagem de pacientes que procuram o serviço de emergência, é usado para classificar os riscos e definir quais são os pacientes que precisam de um atendimento prioritário.

PROTOCOLOS

  • Vermelho (atendimento imediato, com risco de vida; emergência)
  • Amarelo (o paciente pode aguardar cerca de 10 a 30 minutos; urgência)
  • Verde (casos menos graves; pode ser atendido em até 2 horas; pouco urgente)
  • Azul (pode aguardar até 3 horas; não urgente).