Qual o propósito do livro de Tiago?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Ele adverte os leitores a não serem amigos do mundo, mas a resistirem ao diabo e achegarem-se a Deus. Tiago 5 Tiago adverte os ricos devassos. Ele termina sua epístola com alguns conselhos breves sobre a responsabilidade dos santos para com os outros membros da Igreja.

Fé e sabedoria
Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar.

13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Porém cada um é atentado, quando atraído e engodado pela sua própria bconcupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o apecado; e o pecado, sendo consumado, gera a bmorte.

Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus.

São Tiago é o padroeiro da Espanha. Isto se deve a uma tradição que vem desde os primórdios do cristianismo. Conta-se que, logo após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, São Tiago teria ido para a Espanha anunciar o Evangelho.

Tiago: Filho de Zebedeu, tinha um perfil idealizador, era um pensador com comportamento criativo e intuitivo, mas sempre bem equilibrado e flexível. Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I.

Logo no início ele ensina que pela fé, a partir da provação, se produz perseverança. Podemos aprender que a provação não deve nos derrubar, nem fazer com que nos entreguemos. Pela fé, Deus nos capacita e fortalece a perseverar e resistir, mesmo quando tudo está ruim.

Em Tiago 3, há um ensino poderoso sobre a língua. As nossas palavras podem edificar sonhos fantásticos, assim como pode destruí-los. Tiago nos ensina sobre o mundo de maldade e pecado que há escondido em um órgão tão pequeno, e sobre o nosso dever de dominá-lo. Não devemos usar a boca como fonte de bênção e maldição.

6 A alíngua também é fogo, mundo de iniquidade; assim, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Porque o filho praticou juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não alevará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele.

Assim como o agricultor, nós também precisamos ser pacientes, "pois a vinda do Senhor está próxima". Precisamos fazer uso dos recursos que estão à nossa disposição: em tempo de alegria, cânticos; em tempo de tribulações (assim como em todas as situações), a oração fervorosa da fé.

Como líder na Igreja, ele teve um papel preponderante no conselho realizado em Jerusalém (Atos 15:13). Sua influência na Igreja foi sem dúvida fortalecida devido ao seu parentesco com Jesus, contudo Tiago mostrou humildade ao apresentar-se não como irmão, mas como servo do Senhor (ver Tiago 1:1).

Discípulo de Cristo
Foi um dos discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus, que o convidou para divulgar as doutrinas do cristianismo, quando ele estava pescando às margens do lago de Genesaré. Seu irmão João, que lhe fazia companhia, também se apressou a seguir o mestre.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo.

Significa “aquele que vem do calcanhar”. Isso porque, o personagem bíblico Jacó nasceu depois do seu irmão gêmeo Esaú. Por esse motivo, o nome passou a ser dado ao filho gêmeo que nascia por último.

Leia MaisRonaldo, ex-jogador cumpre promessa em caminho de Santiago de CompostelaNo Novo Testamento, dois foram apóstolos de Cristo: Tiago Maior, nascido em Betsaida na Galileia, irmão e companheiro de pesca de São João. Já Tiago Menor é filho de Alfeu e Maria de Cléofas, e primo de Jesus.

Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos evangelhos como “irmão do Senhor”, termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de “o Menor” para não ser confundido com são Tiago, o Maior, que era irmão de são João. Os evangelhos só falam dele nas listas dos apóstolos.

EtimologiaEditar
O nome Tiago surgiu da aglutinação de dois elementos santo e Iago que produziu Santiago. Por sua vez, ao se separar novamente a palavra santo, surgiu uma corruptela que depois viria a se tornar o nome Tiago.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.