Qual o propósito do livro de Rute?
No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.
Qual a importância da Rute na Bíblia?
Foi através da linhagem de Davi que o Messias veio. Por meio de sua feroz lealdade, incrível determinação e serviço abnegado, que Rute não apenas proveu heroicamente para sua família, mas também se tornou um elo importante na genealogia do maior herói de todos na Bíblia: Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Qual é o versículo chave do Livro de Rute?
Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.
O que a vida de Noemi nos ensina?
Noemi nos adverte para o fato de que se não nos valorizarmos e nos respeitarmos, não podemos esperar que os outros o façam. E Rute nos ensina a pensar comunitariamente e a agir com amizade verdadeira. Assim, um outro título possível para esta reflexão, inspirado no cancioneiro popular, seria “amigas para sempre”.
Que lição podemos tirar do livro de Rute?
Por que estudar esse livro? No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.
O que a história de Rute ensina?
A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história. Outro ensinamento precioso é: Vale a pena trabalhar duro!
Porque Rute decidiu seguir Noemi?
Enquanto estavam lá, o marido de Noemi morreu e os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas. Uma das noras de Noemi, Rute, decidiu ficar com ela.
Porque os moabitas eram amaldiçoados?
Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.
Onde quer que tu fores irei eu?
Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!
Porque Boaz casou com Rute e não com Noemi?
Havia um homem que tinha parentesco mais próximo com Rute do que Boaz, mas ele não estava disposto a aceitar as responsabilidades de cuidar de Noemi e Rute, especialmente a responsabilidade de casar-se com Rute. Por isso, Boaz pôde aceitar a responsabilidade.
O que quer dizer a palavra Rute?
Rute: Significa “amiga”, “companheira”. Curto e delicado, o nome feminino Rute surge como uma variação do hebraico Ruth, que surgiu a partir da palavra Re'ut. Este nome apresenta o bonito significado de “amiga”.
Qual é o significado do nome Rute?
Significado: Variação de Rute. Vem do hebraico Ruth e quer dizer amiga, companheira. Outra interpretação é bela, beleza.
Quem foi o povo de Moabe?
Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.
O que aprendemos com a amizade de Rute e Noemi?
A história de Rute e Noemi ilustra a alegria encontrada quando os princípios divinos são seguidos, mesmo nas relações mais difíceis, o resultado é uma amizade fortalecida no amor de Deus, com amor, respeito, confiança, consolo mútuo e edificação contínua.
Porque a família de Noemi foi para Moabe?
Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.