Qual o propósito da descida do Espírito Santo?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A descida do Espírito Santo é anunciada por Jesus nos Evangelhos (em especial no evangelho de São João). Essa descida aconteceu no dia da festa da colheita, conhecida como festa das primícias, onde os Judeus separavam a melhor parte de sua colheita e entregavam a Deus.

Narrada em Atos 2, a descida do Espírito Santo é a confirmação da presença de Deus entre os homens, cinquenta dias após a Ressurreição de Cristo.

A água lava, limpa, hidrata, umedece, refresca e dessedenta. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como chuvas (Joel 2.23); como torrentes (Isaías 44.3); como rios (Ezequiel 47.1-12) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio (João 7.37-39).

E no Espírito, realizar o grande milagre: vencer todas as divisões entre nós.

Em João 14,16-17, Jesus promete aos seus apóstolos enviar o Espírito Santo, o Paráclito, para ficar conosco para sempre. Essa Promessa se cumpre na experiência do Pentecostes e é oferecida também a cada um de nós hoje.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: "A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração". O Presidente Packer ensinou também: "Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.