Qual o pronome para gênero fluído?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Qual pronome usar para gênero fluido? O pronome não-binário mais comum é o “elu/delu”. Outras variações possíveis quando falamos de um grupo de pessoas são o “todes” ou “todxs” ao invés de “todos” ou “todas”.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

Pessoas de gênero fluido são aquelas que não se identificam com um único papel de gênero ou identidade de gênero, fluindo entre vários. São também aquelas cujo gênero é insólito ou muda de tempos em tempos.

Olá, pode sim, identidade de gênero é uma coisa e orientação sexual é outra. Você pode ser gênero fluido e ser pan, uma coisa não impede a outra. Se estiver muito confuso tudo isso para você e precisar de ajuda para se entender melhor ou se aceitar, te sugiro um acompanhamento psicológico.

Pessoa que se considera dos dois sexos: feminino e masculino. Exemplo de uso da palavra Bigender: "Fulana biologicamente é mulher, mas se considera um menino também. Então ela é gender fluid ou bi gender."

É a substituição dos artigos feminino e masculino por um "x", "e" ou até pela "@" em alguns casos. Assim, "amigo" ou "amiga" virariam "amigue" ou "amigx". As palavras "todos" ou "todas" seriam trocadas, da mesma forma, por "todes", "todxs" ou "tod@s".

Tornar ou ficar amigo de; ligar(-se) por laços de amizade.

Em vez de escrever, ''queridos'' ou ''queridas'', usa-se ''queridxs'' ou querid@s''.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua.

Pessoa que tem sentimento fluido de sua identidade de gênero. Um dia pode ser sentir totalmente homem e no outro totalmente mulher ou ter sentimentos de não ser nem homem, nem mulher em um determinado momento. O gênero delx flui e isto não é algo que elx possa controlar.

A abrogeneridade é uma identidade de gênero para pessoas trans presentes no guarda-chuva não-binário e gênero-fluido. Esta identidade descreve um gênero que muda muito rápido para ser definido, ou que tem tantos aspectos que você sente estar continuamente descobrindo-o.

O que são pessoas não binárias? Pessoas não binárias são aquelas cuja identidade não cabe nem como homem nem como mulher. Elas estão entre um gênero e outro ou até mesmo em uma combinação dos dois. É um gênero fluido.

Demiboy, em português, parcialmente menino, é uma identidade de gênero presente no espectro não-binário. Essa identidade representa pessoas que se identificam parcialmente com o masculino.