Qual o pronome de tratamento para um professor?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Dr.a/Dra. – Forma de nos dirigirmos a um professor ou a uma professora que detém o grau de doutor. Doutor ou Doutora – Quando nos referimos a um investigador doutorado.

Vice-Reitores, Diretores e Professores receberão o tratamento de Vossa Senhoria, que no vocativo utilizamos Senhor/ Senhora.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Do Poder Judiciário
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

Vossa Excelência (V. Ex.ª) - Usado em tratamento formal a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, juízes, etc., tanto do poder executivo, como do poder legislativo e do poder judiciário.

Nas cartas formais dirigidas a um docente, podemos começar por: "Vossa Senhoria..." A relação de educadores com as pessoas está bem mais próxima, então utilizar "Professor" é mais adequado.

1 docente, educador, mestre, instrutor, pedagogo, preceptor.

Uma corrente de pesquisadores acredita também que o profissional que conclui o curso de mestrado está voltado para a área do ensino e da pesquisa, portanto, deverão ser usados os dois títulos: Professor Mestre – prof. Me. e Professora Mestre – profa.

Utilizar a Saudação Adequada
Deve normalmente utilizar saudações mais formais que incluam títulos, como por exemplo: "Dr.", "Professor", "Sra.", ou "Sr.".

Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento “Senhor”.

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

Assim como muitas outras línguas europeias, como o espanhol ou o francês, o português tem dois pronomes diferentes para a segunda pessoa do singular: você (formal) e tu (informal).

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.