Qual o pronome de tratamento para oficial de justiça?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ex.: Vossa Excelência, Sr.

Ex "Vossa Excelência autoriza iniciar a solenidade"? Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019). Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”.

É o serventuário da Justiça encarregado de proceder às diligências que se fizerem necessárias ao andamento do julgamento da causa e ordenadas pela autoridade judiciária.

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento "Senhor".

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência” [V.

Excelentíssimo Senhor

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”. § 1º Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é “Vossa Excelência”, “Senhor Almirante”, “Senhor General” ou “Senhor Brigadeiro”, conforme o caso.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO)

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

No cargo de Oficial Judiciário, uma das especialidades ofertadas é a de Oficial de Justiça, que exige nível médio de formação. No edital previsto para 2023, o cargo de Oficial Judiciário também será ofertado, mas para outras especialidades, sendo elas: Oficial Judiciário – Comissão da Infância e da Juventude.

O salário médio nacional de Oficial De Justiça é de R$10.000 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Oficial De Justiça na sua região. As estimativas de salários têm como base os 44 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Oficial De Justiça.

Tentar impedir a entrada do oficial de justiça que porta mandado judicial, negar informações ou lhe passar as mesmas com o conteúdo falso, são condutas que podem configurar os crimes elencados nos artigos 330 e 331 do Código Penal.

Fica proibido o uso de sete pronomes de tratamento: Vossa Excelência ou Excelentíssimo, Vossa Senhoria, Vossa Magnificiência, doutor, ilustre ou ilustríssimo, digno ou digníssimo e respeitável.

Feminino: Ex.ma. Ver também resposta à dúvida: abreviatura de excelentíssimo.

Significado: Significa proteção.

Assim como muitas outras línguas europeias, como o espanhol ou o francês, o português tem dois pronomes diferentes para a segunda pessoa do singular: você (formal) e tu (informal).