Qual o projeto-piloto proposto por JK?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 2 votos

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Como mencionado, JK era um desenvolvimentista e acreditava que o desenvolvimento econômico do país passava pelo fortalecimento da indústria nacional. As duas grandes marcas de seu governo foram o Plano de Metas, um programa de desenvolvimento econômico, e a construção da nova capital, Brasília.

Esse plano tinha a pretensão de ampliar economicamente o país a ponto de parecer que 50 anos de desenvolvimento se passaram em apenas 5 anos. Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver.

Um projeto piloto é um esforço temporário empreendido para testar a viabilidade de uma exclusiva solução de sistema apresentada. Temporário significa que o projeto tem uma data de encerramento; exclusivo significa que o resultado final do projeto é diferente dos resultados de outras soluções de sistema sugeridas.

Brasília (Plano Piloto) é dividida em áreas para facilitar a concentração de empresas de um mesmo segmento, tais como: Setor Bancário, Setor Comercial, Setor Hospitalar, Setor de Diversões, Setor de Autarquias, Setor de Clubes, Setor de Embaixadas, áreas residenciais, comerciais locais, dentre outras.

Na prática, Brasília compreende a região administrativa do Plano Piloto, enquanto o DF abrange , além do Plano, todas as outras RAs - inclusive algumas inauguradas antes da capital. É comum ouvir dizer que Brasília é uma cidade-Estado, mas, conceitualmente, não é.

Apesar das diferentes taxas de crescimento populacional, cabe destacar que as cinco RAs mais populosas em 2010 continuarão sendo as mais populosas em 2020: Ceilândia (443.824), Samambaia (244.960), Plano Piloto (230.310), Taguatinga (208.177) e Planaltina (196.086).

Ao completar 60 anos (fundada em 21 de abril de 1960), nossa capital Brasília, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, divide opiniões e provoca paixões. Eu sou da parte apaixonada, que ainda se surpreende com a monumentalidade de sua construção e com a inesperada serenidade de sua arquitetura.

O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados.

Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Por seu plano de governo ter sido centrado no desenvolvimento econômico e social, Juscelino tornou-se reconhecido como o "pai do Brasil moderno".

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.

O governo de Juscelino Kubitschek (JK, 1956-1961) ficou gravado na história republicana brasileira como a época do desenvolvimentismo, um período de grandes investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base, com o intuito de proporcionar o crescimento econômico capitalista ao Brasil.

O Plano de Metas tinha como principal lema: fazer desenvolver o Brasil “50 anos em 5”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No ano de 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente, juntamente com o vice-presidente João Goulart.

A alternativa que não se encaixa no Plano JK é a Letra C (criação do Conselho Nacional de Educação). O Plano de Metas JK foi idealizado para melhorar a infraestrutura do Brasil no governo de Juscelino Kubitschek.

Pedido preliminar relativamente pequeno de um produto. O propósito deste pequeno lote é correlacionar o projeto de produto com o desenvolvimento de um processo de fabricação eficiente.

Funciona como adjetivo quando posposto a outro elemento. Por coerência, use sempre com hífen: projeto-piloto, usina-piloto.

Então, o estudo piloto permite testar os instrumentos, garantir que cada um renderá resultados próprios para responder as perguntas de pesquisa; antever resultados; avaliar a viabilidade e utilidade dos métodos de coleta em cada fase de execução; revisar e aprimorar os pontos necessários.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.