Qual o projeto no Brasil que cuida de animais em extinção?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Com o objetivo de orientar e implementar o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies (criado pela portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 43, de 31 de janeiro de 2014), foi instituído, em 2018 o Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de ...

Parceria internacional

  • integração de espécies ameaçadas em políticas setoriais.
  • combate à caça, pesca, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres.
  • alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras.
  • coordenação e comunicação.

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

A AMPARA é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor. Conheça o jeito AMPARA de acolher e cuidar.

Projeto GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Os projetos de conservação de espécies são realizações das políticas e estratégias de conservação. Os dados coletados e sistematizados auxiliam na tomada de decisão para aperfeiçoar os processos de conservação das espécies.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criou o Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, o Resgate+.

Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?

  • Reflorestar florestas e espaços naturais. ...
  • Evite contaminação. ...
  • Respeite áreas protegidas e parques naturais. ...
  • Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ...
  • Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção.

A caça já é regulamentada no Brasil quando se trata de questões científicas e de subsistência. Outro tipo de caça legalizada se refere ao controle biológico de espécies invasoras, isto é, espécies exóticas que proliferam descontroladamente e passam a ameaçar as espécies nativas.

Essas ações compreendem: não praticar caça ou pesca ilegal; não alimentar animais silvestres; praticar turismo responsável de observação; participar de ações de educação ambiental; não comprar animais silvestres não autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); ...

Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.

A seguir, veja três maneiras de ajudar um animal abandonado:

  1. 1- Alimente um pet de rua.
  2. 2- Leve um pet abandonado para um check up.
  3. 3- Ajude uma ONG de Animais.

De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2019, o país tinha 370 ONGs de proteção animal, tutelando 172 mil bichos.

Já no Brasil, temos a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada em 1543, como uma das primeiras organizações sem fins lucrativos. Contudo, para alguns autores, as primeiras ONGs só surgiram no século XIX.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Conhecida como “SAMU veterinário”, a iniciativa oferece serviços de emergência veterinária, principalmente, a animais de rua.

UIPA – União Internacional Protetora dos Animais
Fundada em 30 de maio de 1895, a União Internacional Protetora dos Animais é a mais antiga instituição da categoria, lutando contra o abuso e os maus-tratos a animais de toda espécie na busca pelo bem-estar e a integridade física e emocional deles.

1. Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.