Qual o prognóstico da Síndrome de Guillain Barré?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A síndrome de Guillain-Barré é fatal em < 2%. A maioria dos pacientes melhora consideravelmente em meses, mas cerca de 30% dos adultos e até mais crianças apresentam algum grau de fraqueza residual após 3 anos.

Fraqueza muscular e paralisia nos membros estão entre as consequências desse ataque aos nervos. No entanto, a maior parte das pessoas se recupera do problema. “Não há estudos que associem a própria infecção pelo coronavírus à essa síndrome, embora alguns casos tenham ocorrido.

A mortalidade nos pacientes com SGB é de aproximadamente 5% a 7%, geralmente resultante de insuficiência respiratória, pneumonia aspirativa, embolia pulmonar, arritmias cardíacas e sepse hospitalar (6,11).

A plasmaférese funciona para a síndrome de Guillain-Barré: ela ajuda a acelerar a recuperação dos pacientes e não causa efeitos colaterais graves.

Os eventos adversos foram relacionados às vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac. A Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação, uma vez que os benefícios das vacinas superam os riscos. Os fabricantes deverão incluir alerta na bula.

De acordo com CASAROLLI (2014), percebe-se que o portador de Síndrome de Guillain- Barré pode necessitar de cuidados intensivos, intubação, sedação, dessa forma a equipe de enfermagem deve estar atenta aos cuidados com monitorização, ventilação, alimentação, comunicação, imobilidade e hemodinâmica.

Neurologista, Neurofisiologista
Consultório Particular - Convênios apenas por meio de reembolso.

Essa é uma dúvida muito comum, mas é preciso esclarecer que o diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré, por si só, não garante o direito a aposentadoria por invalidez.

A paralisia muscular nada mais é do que uma doença que impede que o músculo realize o seu movimento natural. Dessa maneira, uma perna que se estica e dobra normalmente perde a capacidade de realizar esses movimentos simples.

O exame de eletroneuromiografia (ENMG ou EMG) é o exame mais importante para o diagnóstico da Síndrome de Guillain-Barré. A eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico para avaliar nervos e músculos e é subdividido em 2 etapas: estudo da condução nervosa e o estudo por agulha.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. Em cerca de 10% dos casos, a ELA é causada por um defeito genético.

Quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré não devem receber a vacina. Em caso de dúvida, procure orientação de um médico. 9 QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA TOMAR A VACINA?

“O enfraquecimento dos músculos de cunho respiratório expõe os portadores de Distrofia Muscular de Duchenne à vulnerabilidade em face da Covid-19. Por isso, é fundamental a inclusão da doença na lista de comorbidades da vacinação”, afirmou Dr. José Antonio.

A Síndrome de Guillain Barré ocorre em duas fases. A fase aguda ocorre quando os sintomas estão se desenvolvendo. Então, há um platô. A fase de recuperação começa quando os sintomas começam a desaparecer.

DOENÇAS AUTOIMUNES: Pessoas com as seguintes doenças não podem doar medula óssea: Artrite Reumatóide, Lupus, Fibromialgia, Esclerose Múltipla, Psoriase, Vitiligo, Síndrome de Guillain-Barre, Púrpura, Síndrome Antifosfolipidica, Sindrome de Sjogren, Doença de Crohn e Espondilite Anquilosante.

Infelizmente, apenas algumas doenças autoimunes se enquadram na relação de doenças graves de evolução prolongada e permanente. Sendo apenas a esclerose múltipla e espondiloartrose anquilosante, as únicas que possuem os benefícios previdenciários e fiscais.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento.