Qual o profeta que era gago?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Moisés

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10).

O que significa ser pesado de boca e pesado de língua? Há quem diz que Moisés tinha boca suja, ou seja, usava palavras inapropriadas para um representante divino. Outros interpretam que Moisés era tímido e sabia que não era capaz de falar em público. Alguns sugerem que Moisés era gago.

Êxodo 19: No Monte Sinai.

Moisés é um levita que foi criado na corte pela filha do faraó do Egito. Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã. Moisés e Arão vão falar com o faraó, mas o mesmo recusa deixar o povo livre.

Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o SENHOR?

6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei afalar, porque ainda sou um bmenino. 7 Porém disse-me o Senhor: Não digas que és um menino; porque aonde quer que eu te aenviar, irás; e tudo quanto te bmandar, falarás. 8 Não atemas diante deles, porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.

Aceito em: 28/02/2020. Resumo: Após ter afirmado “não ser um homem de palavras” e ter-se descrito como alguém com “peso de boca” e “peso de língua” (Ex 4,10), Moisés se diz duas vezes “incircunciso de lábios” (Ex 6,12.20). Esta última metáfora será objeto de investigações exegéticas no estudo aqui apresentado.

Segundo especialistas, a gagueira pode ter origem em diversos fatores, como a genética ou problemas prévios que afetem a fala, como o AVC ou outras lesões no crânio. Outros contextos também devem ser levados em conta.

Pacientes com gagueira conseguirão ter uma fala normal se o tratamento for iniciado assim que percebida a alteração. Segundo a especialista, “o tratamento deve ser iniciado assim que percebidas as manifestações. Quanto maior a espera, menores são as chances de cura”, alerta.

Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.

A insistência de Moisés em dizer que era “pesado de boca e de língua” era a simples referência ao fato de que ele não mais tinha a habilidade de se adaptar à língua egípcia e suas nuances.

8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode arefrear, está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldizemos os bhomens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma aboca procedem bênção e maldição.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

Depois que o Senhor chamou Moisés para ser Seu instrumento na libertação dos filhos de Israel da escravidão, a resposta de Moisés indicou sua necessidade de uma perspectiva divina. Ele queria fazer a vontade do Senhor, mas ainda não entendia totalmente o Senhor e Suas capacidades.

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo. Zípora e os filhos recebem toda atenção de Joana a e Nabor.

Quando ele completou 40 anos de permanência naquele local, agora com 80 anos de idade, Deus o chamou e o designou a conduzir o povo hebreu para fora do Egito, conforme registrado em Êxodo 3 e Atos 7: “E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de ...

Felizmente, temos a Tradução de Joseph Smith da Bíblia, que esclarece as quatro passagens que dizem que o homem não pode ver Deus. As revisões inspiradas desses versículos feitas pelo Profeta explicam que pessoas pecadoras não podem ver Deus — somente quem crê.

O devaneio religioso de um homem que sofre de epilepsia se tornou um dos maiores mistérios da medicina israelense. Durante a execução de um eletroencefalograma, o paciente teve um delírio ilusório em que disse ter “visto e ouvido Deus” e tudo foi registrado e analisado pelos eletrodos usados durante o exame.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.