Qual o produto usado para desmaiar pessoas?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A inalação de solventes como éter, clorofórmio ou metanol poderia provocar entorpecimento e desmaio em poucos segundos. Produtos químicos borrifados no ar podem provocar tontura, visão embaçada e até desmaios com perda dos sentidos.

O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido – de segundos a minutos no máximo – e em 15-40 minutos já desaparecem; assim o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.

Ele foi usado pela primeira vez como anestésico em procedimentos cirúrgicos, em 1847, na Inglaterra. Ele atuava da seguinte maneira: ao ser aplicado sobre a pele, a temperatura abaixava, pois ele absorvia calor; deste modo, os nervos sensitivos perdiam a atividade e a sensação de dor diminuía.

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

Em apenas alguns segundos, a vítima cai inconsciente a graça do criminoso. Parece fácil, mas não é bem assim que funciona o efeito sedativo do triclorometano, mais conhecido como clorofórmio.

Mire na têmpora.
As têmporas ficam nas laterais do rosto, entre a linha do cabelo e a sobrancelha, na altura dos olhos; quando ela é atingida, o impacto chacoalha o cérebro a ponto de bater no crânio, causando o desmaio.

O desmaio ocorre quando há um estímulo anormal do nervo vago, gerando uma queda brusca de pressão, diminuindo o envio de oxigênio e sangue para o cérebro.

YouCam Perfect
Confira abaixo como remover as pessoas do fundo de suas fotos. Abra o aplicativo e escolha uma foto de sua galeria para editar; Toque em "Remoção" no menu inferior; Escolha a área que deseja remover e toque em "Eliminar".

As melhores opções de Clorofórmio você encontra aqui, na Leroy Merlin. Além de comprar 120 produtos de diferentes modelos, você ainda pode aproveitar os menores preços em ofertas exclusivas e todas as facilidades para fazer suas compras!

Pode ser obtido a partir do etanol fazendo-o reagir com cal clorada ou com uma solução de um hipoclorito alcalino e destilado. Pode também usar-se acetona ordinária em vez de etanol. É ainda possível obter clorofórmio por cloração de metano seguido da separação da mistura dos produtos.

O clorofórmio pode ser liberado para o ar por processos diretos (uso, produção e armazenamento) e ser formado como subproduto na cloração da água. Fábricas de papel e celulose, estações de tratamento de esgotos, incineração de resíduos e indústrias químicas são também fontes antropogênicas do composto.

Nas estações de tratamento de água utiliza-se o cloro para a sua purificação, porém, as impurezas misturadas na água podem reagir com o cloro e formar o clorofórmio. Isso é um aspecto muito preocupante, pois diluído em água, o clorofórmio é carcinogênico.

O principal efeito da inalação de clorofórmio por curto prazo é a depressão do sistema nervoso central. O uso do clorofórmio como anestésico foi interrompido devido a mortes por arritmia cardíaca e insuficiência respiratória.

Entre os efeitos do loló, o mais predominante entre os jovens é a depressão do cérebro: a aspiração repetida de solventes provoca a destruição das células cerebrais, conhecidas como neurônios. Consequentemente, há a evolução rápida para problemas de memória, de aprendizagem e desequilíbrio mental.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

As síncopes também podem ser provocados por doenças cardíacas e vasculares graves, que botam em risco a vida do paciente. Entre elas, podemos citar as arritmias cardíacas malignas, doenças estruturais do coração, doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o coração e o cérebro.

No momento do desmaio, é ainda comum que os olhos fiquem desviados para cima e permaneçam abertos. Eles também podem fazer movimentos para um lado e para o outro, aparentando desorientação. A respiração durante o episódio de desmaio pode tornar-se ruidosa. Algumas pessoas ainda podem grunhir, gemer ou bufar.