Qual o processo de formação da palavra dispor?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Resposta: Vem do Latim DISPONERE, “colocar em ordem, regulamentar, arranjar”, de DIS-, “à parte, movimento para fora”, mais PONERE, “colocar”.

Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.

Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente. desta + arte = destarte. plano + alto = planalto.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Os principais processos de formação são:

  • Derivação. Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. ...
  • Derivação Prefixal. ...
  • Derivação Sufixal. ...
  • Derivação Prefixal e Sufixal. ...
  • Derivação Parassintética. ...
  • Derivação Regressiva. ...
  • Derivação Imprópria.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Pneu: encontro consonantal
A junção das consoantes p e n na palavra pneu formam um encontro consonantal perfeito, uma vez que, na divisão silábica, as consoantes permanecem na mesma sílaba, se mantendo inseparáveis. Assim, a palavra pneu é uma palavra monossilábica, ou seja, tem apenas uma sílaba: pneu.

substantivo masculino Doce revestido de chocolate, geralmente com recheio. Etimologia (origem da palavra bombom). A palavra bombon deriva do francês “bonbon”, com o sentido de doce composto maioritariamente por açúcar.

Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).

A derivação parassintética ou parassíntese é um tipo de derivação em que ocorre o acréscimo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Lembre-se que a derivação é um processo de formação de palavras que envolve o radical e os afixos (sufixo e prefixo).

Sintetizando: Derivação parassintética ou parassíntese = não é possível retirar os afixos. Derivação prefixal e sufixal = permite a retirada de um dos afixos.

Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva, abre-latas, etc. Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto), vinagre (vinho e acre), etc.

- Vaivém – Justaposição: ocorre quando dois radicais unem-se sem que as palavras sofram transformações. - Pontiagudo – Aglutinação: ocorre quando dois radicais unem-se e um deles sofre alteração. - Enfurece – Parassíntese: ocorre quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) unem-se ao radical simultaneamente.

[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Nesse sentido, são consideradas palavras derivadas aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da junção de prefixos e/ou sufixos ao radical das palavras primitivas.

Quais são os tipos de composição de palavras?

  • Composição por aglutinação.
  • Composição por justaposição.

Os mais importantes processos de formação de palavras são a composição e a derivação. Na composição, dois ou mais radicais se ligam para dar origem a uma nova palavra. Na derivação, um só radical é acrescido de um prefixo ou de um sufixo.