Qual o processo de desmineralização e remineralização?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.

Entretanto, quando os episódios de desmineralização se sobrepõem ao processo de remineralização, duas lesões dentárias podem se desenvolver: a cárie e o desgaste dentário erosivo, mais comumente co- nhecido como erosão dentária.

Conheça alguns fatores que podem causar a desmineralização
Consumo em excesso de bebidas e alimentos ácidos que alteram o nível do pH bucal; Escovação inapropriada com uso de força excessiva e escovas com cerdas duras e inadequadas; Questões patológicas como presença de bruxismo e gastrite.

Escovar regularmente com um creme dental remineralizante é um dos melhores métodos para fortalecer o esmalte dos dentes. A melhor pasta de dentes para o esmalte contém fosfato de cálcio, fluoreto estanoso ou formas semelhantes de fluoreto, que podem ajudar a remineralizar o esmalte do dente.

A melhor forma é suprir com alimentos ricos em cálcio e, se possível, aliar com uma suplementação completa. O acompanhamento médico é necessário nesse momento, ele poderá identificar a quantidade de cálcio que seu corpo necessita diariamente e orientar para uma alimentação completa e saudável.

Uma dieta infantil com elevado teor de sacarose é um fator determinante no aparecimento da cárie. Isso, porque proporciona um ambiente favorável à desmineralização dos dentes e consequentemente ao surgimento da doença.

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

hidroxiapatita

O mineral integrante primário da estrutura do esmalte é a hidroxiapatita (forma cristalizada do fosfato de cálcio). Ao contrário da dentina e do tecido ósseo, o esmalte não contém colágeno em sua composição. As proteínas que integram a estrutura do tecido são: enamelina e amelogenina.

O flúor é considerado como um dos meios mais eficazes para o controle de cárie dentária, pois ele é capaz de interferir com a dinâmica do processo desta doença devido ao seu contato constante e direto na cavidade bucal com as estruturas dentais, reduzindo assim a desmineralização e ativando a remineralização das ...

Essa reação é otimizada pela presença do flúor, que altera o processo de remineralização, agindo como um catalizador mineral de crescimento/desenvolvimento. A ação do flúor acelera a reconstrução/reconstituição do esmalte e pode pa- rar ou mesmo reverter a cárie dental.

A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.

Vegetais como: repolho, brócolis e outras hortaliças são recomendados. As atividades físicas, além do controle do peso, são benéficas para o aumento de densidade mineral óssea e reduzir inflamações. Treinamentos de força, como a musculação, por exemplo, ajudam no crescimento ósseo e manutenção da estrutura madura.

O líquido que é colocado no desmineralizador passa por algumas colunas que contam com resina catiônica e resina aniônica. Neste momento acontece a troca iônica, possibilitando o processo de desmineralização. Essa coluna funciona ainda como um polidor, dando mais qualidade para a água empregada no procedimento.

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

Por não conter células vivas, o esmalte dentário não pode reparar danos causados por cárie ou desgaste, de acordo com MouthHealthy.org, o site do consumidor da ADA. A erosão dentária, freqüentemente causada por alimentos e bebidas ácidas, é permanente.

O cemento é um tecido mineralizado, avascular que cobre toda a superfície radicular unindo o dente ao osso alveolar através das fibras do ligamento periodontal e ao contrário do tecido ósseo não possui inervação e nem potencial de remodelagem [30].