Qual o processo de alimentação que as algas e os protozoários realizam?

Perguntado por: ldantas6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).

Reino dos seres vivos que possuem organização celular simples. O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.

A reprodução desses indivíduos ocorre por produção de esporos, o que gera uma alternância de geraçõessexuada e assexuada (uma geração se divide gerando os esporos e estes esporos podem formar indivíduos por conjugação, de forma sexuada ou por divisão/cissiparidade de forma assexuada).

Os protozoários fazem parte do Reino Protista, assim como as algas. Esses microorganismos são unicelulares (de uma só célula), eucariontes (com um núcleo) e, geralmente, são heterotróficos (sem capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto, se alimentam de outros seres vivos).

Os protozoários apresentam reprodução assexuada com divisão binária, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada. Nesse último caso, observa-se a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética.

Todas as algas são autotróficas, produzindo, portanto, seu alimento. Assim como as plantas, esse grupo caracteriza-se pela realização do processo de fotossíntese, em que a energia luminosa é utilizada na produção da energia necessária para a sobrevivência da alga.

Pesquisadores britânicos descobriram que o fitoplâncton, formado pelas menores espécies de algas, se nutre tanto por fotossíntese como pela ingestão de bactérias.

As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar.

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.

Ambos os organismos, anteriormente, eram integrantes de outros reinos: os protozoários faziam parte do Reino Animal e as algas faziam parte do Reino Vegetal. Porém, como esses organismos não possuem a capacidade de formarem tecido verdadeiro, eles foram remanejados para um reino único.

reino Protista

O reino Protista é um grupo muito diverso, sendo que seus integrantes apresentam características que se assemelham às de outros reinos, como o dos animais e o das plantas. Os principais representantes do reino Protista são os protozoários e as algas.

Divisão binária: também chamada de bipartição, fissão ou cissiparidade, é um modelo de reprodução em que um indivíduo divide-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico. Esse processo de reprodução é comum em bactérias e protozoários.

Brotamento: como o nome sugere, verifica-se o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução.

A bipartição ou cissiparidade é realizada por seres vivos unicelulares, como bactérias, algas unicelulares, protozoários e fungos. Nessa reprodução o ser vivo realiza uma divisão celular, como uma mitose, em que duplica seu material genético e posteriormente divide sua célula, produzindo dois novos indivíduos.

Trofozoíto: é a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz por diferentes processos.

O que são protozoários? São organismos eucarióticos, unicelulares e que se nutrem de forma heterotrófica. Embora o termo protozoário seja comumente utilizado, o fato é que esses seres não têm qualquer valor taxonômico, portanto, são considerados como um agrupamento artificial.

Os protozoários, apesar de também serem unicelulares, como as bactérias, são eucarióticos. Esses organismos vivem, geralmente, em água-doce, mas também são encontrados em água salgada, regiões lodosas e solo úmido; e alguns são parasitas, como o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).

O encistamento é determinado pela dessecação, variação de temperatura, substância química e produção de anticorpos pelo hospedeiro, no caso de ser o protozoário um parasita. Sendo transportados pelo vento, os cistos servem para disseminação da espécie.

Em um ciclo de vida mais simples poderá se observar apenas duas fases: ativa e encistada. Os organismos protozoários podem se locomover por longas distâncias tanto nos estágios móveis como nos encistados.

Herbivoria é uma interação ecológica na qual um organismo (herbívoro) alimenta-se de algas ou plantas ou de partes delas. É uma interação interespecífica e desarmônica.